As instalações do campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, foram inauguradas nesta segunda-feira (14), às 10h, pelo governador da Bahia, Rui Costa, com a presença do ministro da Educação, Aloisio Mercadante, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o senador Otto Alencar, o reitor Naomar Almeida Filho, procurador geral do Estado, Márcio Fahel, e secretário estadual de Ciências, Tecnologias e Inovação, Manoel Mendonça.
Na ocasião o governador baiano assinou nova ordem de serviços em que autoriza a continuação das obras de requalificação do Centro Cultural e Eventos do Descobrimento (CCED), em contrato de comodato com a Bahiatursa. A UFSB, campus de Porto Seguro, tem hoje 595 estudantes e 168 docentes, 100% com doutorado.
Para o governador Rui Costa, trata-se de um momento de comemorar a instalação de um marco na história recente do extremo sul e do sul do Estado. “Temos que comemorar porque a Bahia ficou mais de 200 anos somente com uma universidade federal e hoje, depois do presidente Lula e da presidenta Dilma, a Bahia tem seis universidades federais e esta aqui a Bahia ajudou e contribuiu doando não só uma área de terras bem como uma área edificada onde funcionava o Centro de Convenções de Porto Seguro”.
Entusiasmado, ele também destacou que são “belíssimas instalações e Porto Seguro vai brilhar ainda mais, além das suas belezas naturais e da energia do seu povo, porque agora se soma um centro de conhecimento e produção científica, onde jovens da Bahia e de todo o Brasil vão construir seu futuro. É, portanto um momento de alegria poder participar e ajudar a construir uma marca na história do extremo sul e do sul do nosso Estado”.
Também participaram do evento os deputados Davidson Magalhães (federal) e Robério Oliveira (estadual), prefeitos de Eunápolis, Neto Guerrieri, Belmonte, Maria Alice, e Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, da área de influência da Universidade, além do reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Sílvio Soglia, vereadores, professores e servidores da instituição.
PREFEITOS DA COSTA DO DESCOBRIMENTO COMEMORAM
A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o Prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, duas das áreas de maior influência do Campus Sosígenes Costa, destacaram a importância deste equipamento. Cláudia Oliveira lembrou que, quando deputada estadual, participou do projeto de implantação desta Universidade e hoje recebe com alegria, durante o seu mandato, a concretização do projeto. Ela também prestou uma homenagem póstuma ao ex-deputado Zezéu Ribeiro, “um dos percussores do projeto de implantação da UFSB”.
Cláudia disse que “há um ano a universidade foi implantada e hoje vemos este sonho se tornar realidade com o governador Rui Costa assinando o termo de doação do Centro de Cultura para a UFSB, um sonho acalentado não só pelos jovens de Porto Seguro, mas por toda a juventude das cidades da Costa do Descobrimento, que abrigará estudantes oriundos de várias partes do Brasil que irão para o mercado de trabalho com várias qualificações oferecidas neste espaço de conhecimento”. Pontuou.
Já para o prefeito Neto Guerrieri, de Eunápolis, cidade onde será implantado um dos 36 colégios universitários da UFSB, trata-se da concretização do projeto de educação pública de nível superior. “Este equipamento abrange toda a região e faz com que os nossos jovens possam ter educação de qualidade e que também possam pensar no futuro para as suas vidas. Eunápolis é parceira desse projeto e vamos ter um Colégio Universitário avançado para atender aos nossos jovens. Este ato tem um significado enorme para o nosso governo que administra para que a educação seja um elo importante de desenvolvimento do município”. Salientou o prefeito Neto.
MINISTRO DESTACA IMPORTANCIA DA DEMOCRACIA
Durante a participação do Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, um grupo de estudantes da instituição fez uma pequena manifestação com cartazes pedindo mais verbas para educação. O Ministro permitiu o protesto e lembrou que a geração dele é de um tempo “em que as pessoas não podiam se manifestar no Brasil”.
Dirigindo-se aos jovens manifestantes [reivindicando mais verbas para a educação] reconheceu que eles têm esse direito legítimo, mas que também, “nunca se investiu tanto em educação no país como nos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma. O Ministro destacou a participação efetiva do governo federal na consolidação da educação pública de nível superior na Bahia que vai permitir que os estudantes de segundo grau tenham acesso direto à Universidade. “É uma experiência belíssima e inovadora aqui no sul da Bahia”.