data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Governador Rui Costa e ministro da Educação inauguram instalações da UFSB em Porto Seguro.

As instalações do campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, foram inauguradas nesta segunda-feira (14), às 10h, pelo governador da Bahia, Rui Costa, com a presença do ministro da Educação, Aloisio Mercadante, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o senador Otto Alencar, o reitor Naomar Almeida Filho, procurador geral do Estado, Márcio Fahel, e secretário estadual de Ciências, Tecnologias e Inovação, Manoel Mendonça.

Na ocasião o governador baiano assinou nova ordem de serviços em que autoriza a continuação das obras de requalificação do Centro Cultural e Eventos do Descobrimento (CCED), em contrato de comodato com a Bahiatursa. A UFSB, campus de Porto Seguro, tem hoje 595 estudantes e 168 docentes, 100% com doutorado.

Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64

Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64

Para o governador Rui Costa, trata-se de um momento de comemorar a instalação de um marco na história recente do extremo sul e do sul do Estado. “Temos que comemorar porque a Bahia ficou mais de 200 anos somente com uma universidade federal e hoje, depois do presidente Lula e da presidenta Dilma, a Bahia tem seis universidades federais e esta aqui a Bahia ajudou e contribuiu doando não só uma área de terras bem como uma área edificada onde funcionava o Centro de Convenções de Porto Seguro”.

Entusiasmado, ele também destacou que são “belíssimas instalações e Porto Seguro vai brilhar ainda mais, além das suas belezas naturais e da energia do seu povo, porque agora se soma um centro de conhecimento e produção científica, onde jovens da Bahia e de todo o Brasil vão construir seu futuro. É, portanto um momento de alegria poder participar e ajudar a construir uma marca na história do extremo sul e do sul do nosso Estado”.

Também participaram do evento os deputados Davidson Magalhães (federal) e Robério Oliveira (estadual), prefeitos de Eunápolis, Neto Guerrieri, Belmonte, Maria Alice, e Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, da área de influência da Universidade, além do reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Sílvio Soglia, vereadores, professores e servidores da instituição.

PREFEITOS DA COSTA DO DESCOBRIMENTO COMEMORAM

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o Prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, duas das áreas de maior influência do Campus Sosígenes Costa, destacaram a importância deste equipamento. Cláudia Oliveira lembrou que, quando deputada estadual, participou do projeto de implantação desta Universidade e hoje recebe com alegria, durante o seu mandato, a concretização do projeto. Ela também prestou uma homenagem póstuma ao ex-deputado Zezéu Ribeiro, “um dos percussores do projeto de implantação da UFSB”.

Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64

Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64

Cláudia disse que “há um ano a universidade foi implantada e hoje vemos este sonho se tornar realidade com o governador Rui Costa assinando o termo de doação do Centro de Cultura para a UFSB, um sonho acalentado não só pelos jovens de Porto Seguro, mas por toda a juventude das cidades da Costa do Descobrimento, que abrigará estudantes oriundos de várias partes do Brasil que irão para o mercado de trabalho com várias qualificações oferecidas neste espaço de conhecimento”. Pontuou.

Já para o prefeito Neto Guerrieri, de Eunápolis, cidade onde será implantado um dos 36 colégios universitários da UFSB, trata-se da concretização do projeto de educação pública de nível superior. “Este equipamento abrange toda a região e faz com que os nossos jovens possam ter educação de qualidade e que também possam pensar no futuro para as suas vidas. Eunápolis é parceira desse projeto e vamos ter um Colégio Universitário avançado para atender aos nossos jovens. Este ato tem um significado enorme para o nosso governo que administra para que a educação seja um elo importante de desenvolvimento do município”. Salientou o prefeito Neto.

MINISTRO DESTACA IMPORTANCIA DA DEMOCRACIA

Durante a participação do Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, um grupo de estudantes da instituição fez uma pequena manifestação com cartazes pedindo mais verbas para educação. O Ministro permitiu o protesto e lembrou que a geração dele é de um tempo “em que as pessoas não podiam se manifestar no Brasil”.

Dirigindo-se aos jovens manifestantes [reivindicando mais verbas para a educação] reconheceu que eles têm esse direito legítimo, mas que também, “nunca se investiu tanto em educação no país como nos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma. O Ministro destacou a participação efetiva do governo federal na consolidação da educação pública de nível superior na Bahia que vai permitir que os estudantes de segundo grau tenham acesso direto à Universidade. “É uma experiência belíssima e inovadora aqui no sul da Bahia”.