data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Programa contra o tabagismo em Belmonte encerra atividades de 2015 com grandes resultados.

Aconteceu nesta terça-feira (08/12) uma pequena confraternização de encerramento dos trabalhos do Programa Nacional Contra ao Tabagismo que está sendo realizado em Belmonte. O encerramento não quer dizer que o programa acabou. Segundo a enfermeira Margareth, a pausa foi ocasionada por causa da aproximação das festividades de final de ano, mas, as pessoas que participam continuarão tendo assistência até que os trabalhos sejam retomados no próximo dia 06 de janeiro.

tabagismo00003

As pessoas atendidas pelo Programa Contra ao Tabagismo vinham participando das sessões que eram realizadas no Posto do Bom Jardim (USFVIII) desde o dia 19/11, quando se iniciou as atividades. De lá pra cá, as equipes de saúde envolvidas já começaram a ter resultados animadores, já que, os participantes relataram uma grande redução no uso de cigarros, inclusive, duas pacientes disseram nessa última sessão que tomaram nojo do cigarro e já pararam de fumar. A equipe responsável  pelo programa quantificou, com base no relato das pessoas que participam do programa, que o uso de cigarros caiu numa média de 70% entre o público que está sendo atendido em apenas 04 seções realizadas.

tabagismo00006

Os maiores problemas relatados pelos fumantes nas seções foram a ansiedade e o stress causado pela abstinência, mas que, segundo eles, os medicamentos estava ajudando muito nessa luta para deixar o tabagismo. A enfermeira Margareth nos informou que existem no grupo atendido pessoas com hipertensão, diabetes e algumas que estão com a idade bastante avançada que não conseguiam deixar de fumar. Segundo ela, os fumantes atendidos já relataram uma melhora na disposição física e alguns idosos participantes já se inscreveram no grupo de idosos do CRAS para participarem das atividades físicas desenvolvidas para o público da maior idade.

tabagismo00002

A última sessão que encerrou as atividades do ano de 2015 foi acompanhada pela psicóloga Lais que desenvolveu uma pequena dinâmica, conversou com todos e mostrou a eles o importante passo que os mesmos estão dando em suas vidas. Lais ainda comentou que todo o suporte está sendo dado, mas que, o mais importante era a força de vontade de cada um e revelou a todos que o desânimo é o maior inimigo dessa jornada.

Ao final das atividades realizadas todos os envolvidos deliciaram-se com um pequeno coffee-break oferecido pela equipe do Posto Bom Jardim e afirmaram que continuarão lutando contra o grande mal que é o vício do cigarro.