Na tarde desta quinta-feira (03/11) a Prefeita Alice Britto convocou uma reunião com os funcionários municipais na Câmara de Vereadores. O evento começou por volta das 16:00Hrs e teve como objetivo mostrar para os funcionários a realidade financeira do município e as dificuldades que a gestora está encontrando para tocar as finanças da Prefeitura de Belmonte. Alice, acompanhada do seu secretariado, procurou mostrar para todos os presentes a real situação da crise financeira que Belmonte e grande parte dos municípios do extremo sul baiano está passando com a queda dos repasses do Governo Federal.
No começo da reunião a Prefeita Alice Britto abordou a situação que a mesma enfrenta com o Ministério Público. A gestora comentou que responde a inúmeras denúncias infrutíferas plantadas pela oposição com o objetivo de desestabiliza-la. Ela comentou que um dos motivos da reunião era revelar para todos que o Ministério Público, na última audiência, mandou que se demitisse todos os contratados e ainda pediu o afastamento da mesma dos comandos da cidade. Alice então revelou que explicou a situação do município à Drª Andreia, Juiza da Comarca de Belmonte, e a mesma pediu que a Prefeitura Municipal de Belmonte apresentasse no prazo de 30 dias a relação dos contratados e efetivos para que ela analisasse a situação. A juíza ainda pediu para que a gestora chamasse as pessoas aprovadas no último concurso para ocupar as vagas que hoje são dos funcionários contratados. “O meu objetivo era proteger a comunidade dos impactos do desemprego porque eu sei que a Prefeitura de Belmonte é a maior empregadora do município. Eu, mesmo sem recursos, procurei ajudar a todos e a minha intenção era não ver um pai de família desempregado. Infelizmente, a queda das verbas do município piorou a situação e não me deu escolha. Eu tenho que cumprir a lei. ” – Comentou a gestora.
Alice comentou que a sua esperança é que até o dia 20 de dezembro as pendências de salários estejam todas resolvidas e que pretende começar janeiro com todos os salários atualizados. A gestora colocou que, para isso, ela tem que diminuir R$ 350.000,00 (Trezentos e Cinquenta Mil Reais) da folha de pagamento e que a demissão dos contratados é a única solução para que ela controle as contas da Prefeitura e consiga cumprir as exigências da justiça. “Eu quero dividir isso com vocês para que todos saibam o que está acontecendo e não caiam em especulações e boatos. Existem pessoas que estão se aproveitando da situação e tentam sujar a minha reputação. ” – Comentou a gestora para os funcionários presentes.
Para finalizar a sua fala a Prefeita Alice Britto se colocou à disposição de todos para procurarem ela e seu secretariado para obterem demais informações e comentou das obras que o município vem conseguindo como: A reforma das Praça da Matriz em Barrolândia que está para começar em parceria com a Veracel, a chegada dos recursos para a reforma da Praça da Matriz de Belmonte, A licitação da Praça São João em Belmonte, A construção da praça em frente ao Bar de Dete, a chegada dos recursos para Ampliação da Urgência e Emergência do Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas, o começo da instalação do sistema de tratamento de água em Santa Maria Eterna, a finalização do Ginásio de Esportes em Santa Maria Eterna, entre outras diversas obras de melhorias na estrutura do município.
A prefeita Alice Britto ainda informou que não pretende fazer o réveillon por acreditar que não pode fazer festa enquanto ainda existem funcionários sem receber os seus devidos salários, mas a gestora pretende fazer o arrastão no dia primeiro de janeiro por entender que o mesmo é uma tradição na cidade.
Logo após, quem tomou a palavra foi a Srª Ivani, Secretária de Finanças, que informou que está pagando os funcionários à medida que os recursos estão chegando e que a meta é que até o dia 20 de dezembro todos os contratados recebam os seus vencimentos.
Dr. Marcio, Secretário de Saúde, também deu o seu depoimento e revelou a grande luta que a Prefeitura de Belmonte vem enfrentando para manter a saúde, já que, os recursos vem atrasando e caindo cada vez mais por causa da crise financeira que assola o país. Cristiane, Secretária de Administração, também tomou a palavra e chamou a atenção de todos os presentes para que analisassem com cuidado tudo o que foi falado e revelou que a Prefeita Alice sempre procurou ajudar a todos. A mesma ainda colocou que todos analisassem a postura da gestora e das pessoas que falam mal dela antes de acreditarem nos vários boatos que vem sendo plantados na cidade.
A reunião terminou com muitas palmas e aplausos para a Prefeita Alice Brito e seu secretariado. A Prefeitura de Belmonte informou que ainda haverá mais reuniões no interior e que o objetivo da gestão é mostrar aos belmontenses o que está acontecendo e acabar com as manobras feitas pela oposição para tentar enganar a opinião pública.