A Secretaria Municipal de Saúde em Belmonte, apesar da crise que o município passa, vem desenvolvendo diversas ações em prol da comunidade. Nossa equipe esteve na Secretária durante esses dias, acompanhou o andamento do trabalho e notou o compromisso e a alegria das equipes que estão cuidando da saúde dos belmontense.
No começo da visita, nós perguntamos aos profissionais como estava o andamento do programa de combate ao câncer de mama. Marcelle, a pessoa que nos acompanhou, nos apresentou os números dos procedimentos executados. Ao todo foram 1970 mamografias feitas, sendo que, 53 mulheres tiveram que retornar por terem apresentado alterações. Marcelle ainda nos informou que foram feitas 50 exames de ultrassonografia, já que, três mulheres não compareceram no dia do exame. Desses exames, uma mulher precisou fazer uma biopsia que deve sair o resultado nos próximos dias. Marcelle ainda explicou que essas mulheres vem sendo acompanhadas por médicos mastologistas e estão recebendo todo o apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte através da Secretaria de Saúde.
Também nos foi mostrado durante a visita a situação do combate ao Glaucoma no município. Os relatórios mostrados constavam 246 casos de glaucoma detectados no último Mutirão de Mamografia e Glaucoma que aconteceu na cidade no meses de maio e junho desse ano. Nos foi informado que essas pessoas vêm retornando para fazer avaliações periódicas e estão recebendo o colírio dado pela equipe que é usado no combate da doença. Essas pessoas ainda são acompanhadas de três em três meses e passam por avaliações para detectar a situação do combate à doença.
Encontramos também com o Dr. Marcio Rocha, Secretário Municipal de Saúde, em Barrolândia e acompanhamos os trabalhos também que estavam sendo realizados no distrito através do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). Nesta quinta feira (19/11) estava acontecendo em Barrolândia diversos atendimentos e distribuição de remédios para a comunidade. Tudo sendo acompanhado de perto pelo Secretário e pela enfermeira Sara que nos atendeu muito bem. Dr. Marcio nos explicou que estava sendo priorizado os 10 casos mais graves no momento da nossa visita e que foram detectados 60 casos de menor gravidade que também seriam tratados e acompanhados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
Nossa equipe também perguntou sobre a situação dos médicos cubanos que tinha paralisado os trabalhos por falta de pagamento. Dr. Marcio comentou com nossa equipe que esse fato tinha realmente acontecido e que o problema foi o atraso dos recursos federais que pagam esses médicos. O Secretário comentou que o caso estava sendo resolvido e que a Prefeita Alice vem conversando com todos os profissionais e se esforçando para resolver as pendências causadas pelos atrasos e reduções de verbas promovidos pelo Governo Federal.
Dr. Marcio ainda comentou que as ações de sua Secretaria não param e que o mesmo já vem elaborando um projeto para a prevenção do Câncer de Próstata. Ele comentou nos próximos dias a Secretaria de Saúde irá realizar uma palestra no Bairro Bom Jardim para conscientizar o público masculino e irá estar disponibilizando exames de PSA para detectar e tratar a doença.