O crime vem crescendo a cada dia e agora já está afetando a zona rural do município de Belmonte. Estamos falando da nova prática dos meliantes que é de roubar cabeças de gado das fazendas localizadas na cidade. Um fazendeiro informou que notou a falta de duas cabeças de gado do seu rebanho e que, ao procurar pelas regiões da sua propriedade, só encontrou as ossadas e o couro. A carne já tinha sido levada pelos bandidos que não deixaram vestígios.
Alguns dias depois dois animais foram roubadas da mesma propriedade e o dono do rebanho recebeu informações de que a carne proveniente do furto estaria sendo comercializada nos bairros da cidade e que os ladrões ainda fizeram um churrasco na Praia da Caeira para comemorar o sucesso da ação.
Os fazendeiros seguem assustados porque temem reagir às investidas dos ladrões e colocar a própria vida e a de seus familiares em risco. Os mesmos ainda dizem que se sentem desamparados no campo pela falta de policiamento e pela dificuldade de se investigar e chegar aos meliantes. Segundo eles, o clima de impunidade aumenta ainda mais a ousadia dos bandidos.