Preocupada com o avanço do mar que vem castigando a Praia do Mar Moreno e o litoral belmontense, a Prefeitura Municipal de Belmonte mandou um ofício pedindo uma intervenção da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (SEDEC).
No documento, a Prefeitura belmontense salienta o avanço do mar sobre o litoral e informa que a situação mudou o cenário da Praia do Mar Moreno e que os moradores estão assustados com a violência das ondas que vem avançando e ameaçando as edificações. A Prefeitura salienta ainda que as previsões de especialistas para os próximos anos são preocupantes e que, por isso pede ajuda à SEDEC para que se estude formas de minimizar os danos causados pela fúria marinha. ” A nossa gestão está trabalhando para resolver essa situação preocupante. Nós tentamos tirar os entulhos com as máquinas da Prefeitura, mas existem pedras que o nosso equipamento não conseguiu levantar. Estamos buscando equipamentos mais fortes para fazer o trabalho. A situação é preocupante porque o mar continua avançando e isso acaba trazendo prejuízos para a população, para as pessoas que moram por perto e, principalmente, para os barraqueiros que estão preocupados em ficar sem os seus locais de trabalho. Estamos buscando ajuda do estado para realizar os estudos das causas e tomar as providências necessárias.” – Comentou a Prefeita Alice Britto.
A Prefeitura de Belmonte agora espera a resposta do órgão para começar uma ação conjunta com o governo do estado na busca de medidas para a resolução do problema.