data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Prefeitura realiza pagamentos e greve dos funcionários de apoio à educação chega ao fim.

Chegou ao fim nessa quarta-feira (21/10) a greve dos servidores de apoio da Secretaria Municipal de Educação de Belmonte que estavam paralisados por causa de atrasos no pagamento. Em algumas escolas as aulas tinham sido suspensas pela falta de merendeiras e faxineiras para cuidarem da limpeza da unidade. A crise se agravou de tal modo que o próprio Secretário Municipal de Educação, o Sr. Claudio Theodoro, se juntou a um mutirão de funcionários voluntários para efetuar a limpeza da Fundação Educacional Pedro Calmon, onde o mesmo já foi diretor.

secretarioeducacao

Em conversa com nossa reportagem Claudio comentou que nesse mês a Prefeitura de Belmonte não conseguiu pagar os servidores de apoio na data certa por causa do atraso de verbas. Segundo ele, a administração tentaria quitar os pagamentos com os recursos do ICMS, só que, infelizmente, o mesmo também foi repassado com uma considerável redução. “O município receberia de ICMS uma quantia girando em volta de R$ 140.000,00 e só veio para as contas da Prefeitura R$ 26.000,00 e isso acabou impossibilitando o pagamento desses funcionários.” – Comentou o Sr. Claudio Theodoro.

secretarioeducacao1

O Secretário de Educação também desmentiu o boato que soltaram na internet de que as aulas seriam encerradas no próximo dia 30/10, colocou que os 200 dias letivos seriam cumpridos integralmente e só terminariam as atividades escolares no dia 30/11.

secretarioeducacao2

Nossa equipe também conversou com a Prefeita Alice Brito e ela comentou que a situação do município está muito difícil e que ela está tomando as medidas necessárias para sanar as finanças da Prefeitura. Alice comentou que no próximo dia 30/10 estará demitindo os funcionários contratados e que estará também apertando mais o cinto para normalizar as finanças. “As pessoas não entendem que essa situação está acontecendo em todo o país e Belmonte sofre ainda mais por ser uma cidade que praticamente não tem arrecadação e é totalmente dependente dos repasses federais e estaduais. Minha equipe está estudando como serão feitas essas demissões para minimizar ao máximo os impactos negativos. Nós também estaremos efetuando uma rigorosa revisão dos custos para que possamos diminuir os gastos desnecessários e estudaremos formas de trabalhar encima dessa nova realidade que é a falta de recursos. O que eu vejo é que toda essa situação esta sendo usada de forma política e isso só faz atrapalhar o processo de recuperação.” – Comentou Alice.

Também entramos em contato com o Sr. Rodrigo Martins, representante da APLB-Belmonte. Rodrigo confirmou o fim da greve e disse que a entidade estará procurando a Prefeita Alice Britto para negociar a situação dos funcionários. “Toda a APLB tem consciência da atual situação dos municípios baianos, mas temos que defender os interesses dos funcionários que não podem ser prejudicados. Estaremos procurando a Prefeita Alice para negociarmos uma saída para essa situação. Nosso objetivo não é dificultar, e sim, criar soluções conjuntas para tirar o nosso município dessa situação.” – Comentou Alice.