data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Produtores rurais do Projeto Roça do Povo participam de Dia de Campo da cultura de Mandioca
Salomão Habib

Foto: Salomão Habib

Com o objetivo de possibilitar uma maior geração de renda e aumentar a produção dos produtores rurais do projeto Roça do Povo, no distrito de União Baiana, em Itagimirim, foi  realizado, nos dias 6 e 7 de agosto, um Dia de Campo da Cultura de Mandioca. O curso promovido  pela  Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) com a parceria da Veracel Celulose e da Prefeitura Municipal de Itagimirim, abordou técnicas agrícolas na produção de mandioca.

Nos dois dias de curso, 15 agricultores tiveram a oportunidade de receber orientações sobre questões ambientais, noções de contabilidade e administração rural, preparação de áreas para plantio, escolha de variedades de mandioca, correção do solo, combate a pragas, ações de produtividade por área plantada, além de atividades relacionadas á fabricação de produtos a partir de derivados da mandioca.

De acordo com o engenheiro agrônomo da EBDA, Paulo Beline Lucas de Almeida, este curso surgiu da necessidade de possibilitar aos agricultores, uma atualização das técnicas agrícolas que envolvem a mandiocultura. “Apesar da experiência com a atividade, percebemos que ainda existiam algumas dúvidas referentes à produção. Por isso, promovemos esta atualização. Estas orientações vão possibilitar grandes ganhos na produtividade e na receita destes agricultores”, disse Almeida.

Reforçando esse ponto de vista, o facilitador da Rede Social de União Baiana, Agnevaldo Cardoso Rodrigues, afirmou ainda Salomão Habibque esta foi uma grande oportunidade de trocar experiências e de promover novas aprendizados. “Estamos caminhando para a terceira colheita de mandioca, e algumas crenças relacionadas ao plantio ainda existiam. Foi uma ótima oportunidade de sanar algumas dúvidas”, comenta Rodrigues.

A agricultora Telma Avelino da Cruz, única mulher participante do curso, revelou que participa do projeto Roça do Povo desde o início, em 2008. “Sempre fiz questão de participar de tudo. O plantio de mandioca é o meu trabalho. Dele tiro o meu sustento. Por isso, faço questão de participar de todo curso que tem aqui e de toda capacitação que aparece. Conhecemos muita coisa sobre a mandioca, mas sei que ainda podemos melhorar”, afirma Cruz.

Diversificação de Renda – O projeto Roça do Povo surgiu como uma importante ferramenta de incentivo à agricultura familiar e alternativa de geração de renda para os moradores da comunidade, por meio do plantio de mandioca numa área de cerca de 80 hectares, cedida pela Veracel,  em regime de comodato, para a Associação de Pequenos Produtores de União Baiana. Atualmente, os agricultores contam também com uma Casa de Farinha, que permite o beneficiamento de toda a mandioca produzida, e possibilita uma nova fonte de renda com a comercialização de farinha, fécula e derivados.