Há alguns dias os funcionários da Prefeitura de Belmonte que tem empréstimos consignados contraídos através da Caixa Econômica Federal tiveram uma surpresa não muito agradável e que causou grande alvoroço na cidade. Estamos falando de mensagens que foram enviadas pela Caixa Econômica Federal informando que os seus nomes teriam sido incluídos no SPC e SERASA. O fato causou pânico na cidade e muitos funcionários procuraram a agência do banco na cidade e a Prefeitura pra saber o que estava acontecendo.
Alguns funcionários revoltados e pessoas ligadas à oposição política à Prefeita Alice Britto lotaram as redes sociais de mensagens cobrando da gestora o que tinha acontecido e fazendo diversas acusações. As mensagens ainda constaram que a Prefeitura de Belmonte já não fazia os pagamentos à Caixa Econômica Federal há 60 dias.
Nossa equipe, de posse das informações, entrou em contato com Setor de Finanças da Prefeitura de Belmonte para saber informações do que teria ocorrido e quem nos atendeu foi a Srª Ivani, Secretária de Finanças, que nos explicou a situação. Segundo a mesma, o que aconteceu foi um atraso nos repasses referentes ao mês de agosto que vencem agora em setembro, e não de 60 dias como o pessoal tava comentando. Ivani informou que essas mensagens são enviadas pelo sistema da CAIXA automaticamente quando se passa o prazo de 05 dias úteis e não acontece o pagamento e que essa mensagem tem como objetivo alertar ao suposto devedor que está havendo problemas com a operação, mas que isso não quer dizer que houve a inclusão porque o banco ainda dá um prazo para que se resolva a questão. A Secretária ainda informou que isso não trouxe nenhum problema para os funcionários porque os nomes não foram, de fato, incluídos no cadastro de devedores porque a Prefeitura, no momento que foram mandadas as mensagens ainda tinha 12 horas para fazer os repasses, fato que acabou acontecendo antes do prazo máximo. Nós perguntamos o motivo pelo qual houve esse problema e a mesma informou que foi causado um pequeno descontrole nos pagamentos causado pelo corte inesperado de R$ 250 Mil Reais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que ocorreu no último dia (10/09). Ivani ainda comentou que o caso tinha sido solucionado e que a Prefeitura de Belmonte já tomou precauções para que a situação não se repita.
Agora à tarde a Secretaria de Finanças colocou no mural da Prefeitura de Belmonte um comunicado informando o que tinha acontecido. Também foi exposto no mesmo mural um comunicado vindo da agência do banco informando o ocorrido.