Belmonte, finalmente, parece estar entrando na rota do desenvolvimento depois de anos de marasmo e dificuldades econômicas. Estamos falando da notícia que saiu no Jornal A Tarde e em importantes meios de comunicação da região de que o Complexo Turtle Bay Beach e Golf Resort, que fica em uma localidade conhecida como Campo da Costa, proximo ao Aeroporto de Belmonte, começará a ser construido por volta do final de agosto ou, no mais tardar, começo de setembro desse ano. O empreendimento contará com 600 casas de alto padrão, hotel cinco estrelas com 40 suítes e uma extensa lista de opções de lazer, que inclui piscina olímpica, campo de golfe com 9 buracos, spa, centro equestre, clube de tênis e beach club. Tudo isso numa área de 700 mil m², bem de frente para a praia, com lagoas naturais e muito verde.
Todo o projeto está previsto para ser concluído num prazo de 10 anos. Os investimentos são estimados em US$ 250 milhões (cerca de R$ 790 milhões). “Já temos todos as licenças. No final de agosto ou no mais tardar no início de setembro vamos iniciar as obras de infraestrutura, com a pavimentação de ruas e a colocação de energia elétrica e sistema de abastecimento de água”, diz o espanhol Mario Ortega, um dos sócios do empreendimento.
A Prefeitura Municipal de Belmonte está dando total apoio ao projeto e, em contrapartida, os donos do empreendimento darão preferência à mão-de-obra belmontense, inclusive, providenciando a capacitação dos operários que irão trabalhar nas obras de instalação e também depois que o projeto já estiver funcionando.
Uma outra boa notícia é que um outro grande empreendimento batizado de Cocoa Beach, que é vizinho ao projeto mencionado, já anunciou que começará também o seu processo de implantação e ao todo são 07 grandes projetos que estão vindo para Belmonte. A importância dos investimentos é tão grande que está previsto a implantação de uma grande fábrica de pré moldados só para atender esses empreendimentos. O significado disso tudo é que a cidade sairá do seu marasmo econômico e, praticamente, toda a mão-de-obra ociosa da cidade e região deverá ser absolvida. “Belmonte finalmente se tornará o ” El Dorado” da Costa do Descobrimento e toda a região estará com os olhos voltados para a nossa cidade” – Comentou o Sr. Carlos Cruz, Secretário Municipal de Infraestrutura de Belmonte.
Em conversa com o engenheiro Dr. Sidreira, que trabalha na área técnica da Prefeitura de Belmonte, nossa equipe recebeu a notícia que um grande número de empresários vindos de Trancoso e Arraial D’Ajuda já estão procurando a Prefeitura para começar a implantar empreendimentos de pequeno e médio porte como: Pousadas, condomínios residenciais e pequenos hotéis. A localidade mais procurada para esses investimentos está sendo o povoado de Mogiquiçaba. “Nós estamos recebendo todos esses empresários de braços abertos. A Prefeita Alice sabe como todos esses empreendimentos são importante e tem dado o apoio necessário a todos que estão querendo vir investir em Belmonte” – Comentou Dr. Sidreira.
Também está previsto a libertação de Belmonte da alcunha de “fim de linha”. Estamos falando da estrada Belmonte x Canavieiras que, finalmente, vai virar realidade. Esse é um velho sonho dos belmontenses e vários políticos já prometeram e até desfilaram em máquinas pela cidade para ganhar votos e nunca conseguiram ir para lugar nenhum. Felizmente, agora o Governo da Bahia está com interesse de fazer a estrada graças à vinda dos empreendimentos para a região que exigirão infraestrutura para o deslocamento do grande número de pessoas. “Essa estrada será muito importante para o desenvolvimento da Costa do Descobrimento porque será o principal acesso à Costa do Cacau onde estão localizados importantes polos turísticos como: Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, entre outros. Pensa no fluxo de turistas que poderá se deslocar facilmente entre essas cidades e Porto Seguro tendo Belmonte como principal via de acesso. Isso nos tornará uma das cidades mais importantes da região.” – Comentou o Sr. Carlos Cruz.
Nos últimos dias Belmonte recebeu a visita do Sr. Marcio Machado, Diretor de Projetos da Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia. O diretor foi recebido pelo Sr. Carlos Cruz, Secretário Municipal de Infraestrutura, que o acompanhou durante a visita e prestou todo apoio ao mesmo. O Sr. Marcio Marchado apresentou durante a visita o projeto da rodovia que interligará as duas cidades e localizou o ponto onde aconteceria a ligação da estrada que, de acordo com o projeto, será por volta de 150 a 200 metros da entrada da cidade de Belmonte. O projeto está orçado em um valor em torno de 70 milhões de reais e contará ainda com 03 pontes que farão parte dos 30 km de rodovia que serão construídos. Os engenheiros do governo informaram que esse ano acontecerão os estudos e adequações do projeto e que é vontade do governo de começar as obras já no ano que vem. O Sr. Carlos Cruz informou à nossa reportagem que já entrou em contato com o Sr. Almir Melo Júnior, Secretário de Administração de Canavieiras para viabilizar o encontro da Prefeita Alice Britto, de Belmonte, com o Prefeito Almir Melo, de Canavieiras, com o propósito de unir as forças políticas dos dois municípios e buscar em Salvador acelerar a realização da obra. O Sr. Carlos Cruz informou que recebeu a notícia de que o Secretário de Administração de Canavieiras esteve em Salvador para saber do projeto e que o município vizinho tem interesse em se unir a Belmonte nesta luta. “Ficou claro durante a visita o entendimento do Governador Rui Costa de que essas ligações serão de extrema importância para o fluxo de turistas que virá para a região e a vinda desses empreendimentos mostrou para todo o estado que temos potencial de crescimento.” – Comentou a Prefeita Alice Brito.
Outra boa notícia para os belmontenses é a do Aeroporto de Belmonte que, depois de anos abandonado, poderá passar por uma reforma para receber vôos domésticos de pequeno porte. Nossa equipe de reportagem apurou que os empresários, a Prefeitura de Belmonte e a Aeronáutica já estão em negociação para a viabilização desse projeto. A ideia principal é a reforma do aeroporto com concessão à iniciativa privada. No projeto serão construidos um Hangar para as aeronaves, Torres de comando, reforma do prédio já existente e recuperação da pista para os aviões. “Os empreendimentos precisam dessa infraestrutura porque ficaria custoso só ter a estrada como rota de acesso. O turistas que virão se hospedar nesses empreendimentos serão de alto padrão e a cidade tem que ter infraestrutura para atender esse público.” – Comentou o Sr. Sidreira.
Parece que as previsões, que já estavam desgastadas, de que Belmonte irá encontrar o caminho do desenvolvimento, finalmente, sairão do desejo e encontrarão a realidade e esperamos em um futuro promissor que nossa cidade não precise mais ver os seus filhos queridos terem que sair para outras localidades, para longe de suas famílias, para conseguirem sobreviver e que, finalmente, os que não tem condições de sair, se tornem independentes e deixem de ser massa de manobra dos maus políticos de nossa cidade.