data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Depois de reunião conturbada grupo de afiliados à APLB-Belmonte ameaça se desligar da entidade.

reuniao_aplb01

Reunião turbulenta e marcada por alto grau de animosidade entre todos. Esse foi o resumo do que aconteceu na reunião da APLB Belmonte que foi realizada na última quinta-feira (26/03) na sede da Lyra Popular de Belmonte.
Estavam presentes no evento os afiliados da instituição e membros da Delegacia Sindical, entre eles a Srª Jovita, Delegada Sindical da entidade. O clima já começou tenso, já que, o motivo da mesma foi tentar esclarecer os fatos e acabar de vez com as disputas internas entre afiliados revoltados e a atual direção do núcleo belmontense. A grande questão que ocasionou essa disputa é que alguns afiliados acusam a atual direção do núcleo APLB-Belmonte de não ter sentado com todos para discutir a composição da nova direção. Diante disso, eles se sentiram excluídos e resolveram reclamar os seus direitos.

IMG-20150326-WA0016

Os membros da Delegacia Sindical abriram a reunião pedindo para que todos os que não eram afiliados da entidade pudessem se retirar do recinto. Logo depois começaram as explicações de todos os procedimentos com bastante clareza para acabar com as dúvidas que tinham sido levantadas com relação às eleições internas da entidade. Logo após, explicado cada item os mesmos franquearam a palavra para que os afiliados mostrassem a sua posição sobre o fato. Durante o debate, o clima esquentou quando a Srª Jovita acusou o professor Alberto Rocha de estar interrompendo as falas das pessoas que estavam inscritas. O professor então respondeu à acusação dizendo que a Delegada estava mentindo e a mesma, se sentindo agredida verbalmente, pediu uma atitude de respeito do professor lembrando que o mesmo não tinha autoridade para falar porque quando teve a chance de ser Secretário de Educação do Município ele não ajudou em nada a situação da classe e encerrou os canais de diálogo com a categoria. Um grupo de afiliados então apontou que a atual direção do núcleo APLB-Belmonte não divulgou as eleições da entidade com o intuito de assegurarem que as eleições teriam apenas uma chapa concorrente. A Srª Jovita respondeu que não era responsabilidade do núcleo divulgar as eleições, e sim, da Delegacia Sindical e que a mesma tinha feito isso através de anúncio em um jornal de ampla circulação.

Depois de um intenso bate-boca a reunião foi terminada sem que as partes em questão chegassem a um acordo. O resultado foi que a Delegacia Sindical não aceitou as reivindicações dos opositores por entender que as mesmas não estavam alinhadas com o estatuto da entidade. A chapa que concorrerá às eleições continuou inalterada e o único nome que não consta no pleito é o da Srª Ionete Martins, atual coordenadora do núcleo belmontense. Perguntada por nossa reportagem o motivo dessa decisão Ionete explicou que já tinha feito o seu trabalho e preferiu dar a chance para que pessoas novas tivessem espaço para contribuir com a categoria. Rodrigo Martins informou à nossa equipe logo após à reunião que todas as questões foram pertinentes e que apenas achou errado alguns membros quererem levantar questões que colocavam em dúvida a sua honestidade e a dos outros membros da direção.

IMG-20150326-WA0018

Diante dos fatos, o grupo de afiliados que não concordou com os resultados da reunião informou que pedirá a desfiliação da entidade. Esse grupo acredita que esse fato pode ocasionar um número em torno de 100 profissionais que poderão deixar a APLB belmontense.

Mas, infelizmente, a briga ainda não terminou e os integrantes da direção da APLB-Belmonte informaram que iriam tomar as medidas legais para buscar na justiça a reparação das calúnias e danos morais que eles julgam ter sofrido. Diante disso, os mesmos já registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Belmonte e disseram que estão dispostos a ir até o fim na busca por seus direitos. Pelo jeito essa briga ainda vai dar muito “pano para as mangas” e esperamos que os profissionais da educação não saiam perdendo nesse conflito.

Terminamos essa cobertura explicando aos nossos internautas o motivo pelo qual a versão anterior dessa matéria foi tirada do ar. Essa ação foi ocasionada por nossa equipe perceber, depois de ser alertada por pessoas que estavam presentes na reunião, que alguns fatos descritos na matéria estavam levando o nosso público a ter um entendimento errado da situação, já que, os afiliados que estavam reclamando os seus direitos não estavam tentando destituir a atual direção, e sim, discutir o motivo pelo qual não foram consultados sobre a formação da nova chapa. Diante dos argumentos, nossa redação resolveu tirar a matéria do ar e corrigi-la, já que, o nosso objetivo é informar e não confundir o leitor. Por causa desse incidente pedimos desculpas aos nossos leitores e estaremos tomando medidas para que fatos como esses nunca mais aconteçam.