Nasceu em Belmonte em 30 de julho de 1941, casado com Dona Nancy, pai de três filhos, Yoná, Naélio Jr ( Malhado) e Noélia, Iniciou no Futebol em 1957 com 16 anos na Equipe do Proletário e posteriormente jogou no E. C. America onde foi Campeão por duas temporadas. Em seguida, foi para Feira de Santana fazer um teste no Fluminense, mas terminou não sendo aproveitado. O Tio Abelardo que conhecia o treinador do Bahia de Feira, o levou para fazer um teste onde foi aprovado e relacionado para o jogo contra o Botafogo de Salvador. A partir daí Foi convocado varias vezes para defender o selecionado belmontense.
Jogos Emocionantes:
Atuou em 1959 pela Seleção de Belmonte contra o Time do Bonsucesso do Rio de Janeiro, perdendo o jogo pelo placar de 5 tentos a 1. Mas o momento marcante naquela partida para ele foi quando recebeu um cruzamento feito por NECA, onde cabeceou marcando o único gol da partida.
Segundo ele, outro momento marcante em sua vida foi quando atuando pelo Bahia de Feira, um comerciante de Belmonte, ouvindo o jogo que era transmitindo pela Radio de Salvador, foi falar para o pai dele que ele estava jogando, e isso foi muito gratificante não só para sua família, mas para toda cidade.
Em pé: Isidoro, Arinaldo,Diniz,Tico,Arlindo,Roque,Carlos Gama, Luiz Guimarães e Alberto Rocha.Agachados: Naelio,Ary, Sandoval, Lubião, Neca e Adilson da Lira