Foi concluída na manhã de quinta-feira (29), na ponte do Rio Yaya, a instalação da primeira Estação Hidrológica da região Sul da Bahia. O equipamento foi destinado pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Estação Hidrológica tem por objetivo coletar elementos para medição diária da umidade do ar, do volume de chuva e do volume de cheia no rio. Essas informações passam a ser enviadas ao Centro de Monitoramento do Cemaden, localizado em Cachoeira Paulista (SP), para que o Centro comunique à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio de boletins oficiais e telefonemas, a eventual necessidade de que a população seja alertada.
De acordo com o chefe da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Fernando Oliveira, está sendo analisada a possibilidade de também ser instalados em Cabrália um pluviômetro automático para coleta de dados em um raio de 3 km e um radar metereológico para coleta de dados em um raio de 100 km.