Soldados da área do 8º BPM, que atende as áreas de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, juntamente com agentes da Policia Civil estarão contando com uma nova ferramenta que promete agilizar e integrar as forças de segurança que atendem a região. Estamos falando do SIGIP (Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial) O novo sistema irá substituir o SISAP (Sistema de Serviço de Atendimento Policial), que era usado pela Policia Civil nas delegacias para registrar ocorrências policiais.
Projetado pela multinacional espanhola SoftwareAG (SAG), o sistema tem como novidade a participação da Policia Militar no processo de registros de ocorrências. No antigo sistema a Policia Militar só tinha as suas ocorrências registradas nos antigos livros de parte e só entravam nas estatísticas e nos registros oficiais apenas as ocorrências que terminavam na delegacia. Com o novo sistema as duas polícias terão que fazer as ocorrências complementando uma à outra. A Polícia Militar também poderá registrar as ocorrências que não chegam à delegacia por serem resolvidas no local.
Com o SIGIP, a Policia Militar, Policia Civil e Polícia Técnica compartilharão as mesmas informações eliminando a desarticulação que existia pela falta de informação entre as forças policiais citadas. Outra novidade também é que através do novo sistema os órgãos de segurança e a sociedade terão acesso às estatísticas policiais da sua região e, de posse desses dados, as autoridades poderão definir estratégias para o combate à criminalidade. O sistema auxiliará também nos relatórios de combate à criminalidade e ajudará nas informações para o pagamento da Gratificação por Desempenho Policial. A gratificação foi criada pelo governo da Bahia para servir de incentivo aos policiais e várias regiões já foram beneficiadas. Infelizmente a Costa do Descobrimento ficou de fora por causa do aumento exponencial dos índices de mortes violentas enfrentados pelas cidades que fazem parte da área citada.
Nesta segunda (07/04) e terça-feira (08/04) Policiais Militares e Civis das áreas de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália conheceram o sistema e fizeram treinamentos para operá-lo e agora nos próximos dias equipes do governo do estado estarão criando a estrutura necessária para que o mesmo entre em funcionamento.