A escalada de índices de violência em toda a Costa do Descobrimento parece não ter fim. A região já está sendo considerada como uma das mais violentas na Bahia. Com destaque para Porto Seguro que já tem uma média de dois a três assassinatos por dia. Fora ocorrências menores como assaltos a mão armada entre outras.
As mortes, em sua maioria, tem haver com o tráfico de drogas na região. Hoje em Porto Seguro duas facções criminosas se destacam nesta guerra e muitas vidas estão sendo e ainda irão ser tiradas por conta das drogas. A ousadia dos bandidos é tanta que já estão se acontecendo mortes até no centro da cidade. A mais ousada foi dentro de um prédio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro onde bandidos armados executaram um funcionário na frente de todos os seus colegas em pleno horário administrativo.
A população põe a culpa na ineficiência das policias, mas o caso não é bem assim. Só o reforço do policiamento durante o verão não dará os resultados esperados. Na área de investigações falta a atuação da Policia Civil que tem o efetivo reduzido e está de mãos atadas, se limitando apenas a tomar conta dos presos da delegacia. Em Santa Cruz Cabrália e em Belmonte ainda é pior, já que, as delegacias da cidade só funcionam em horário administrativo e qualquer prisão feita fora desse horário é dirigida para a delegacia de Porto Seguro. Belmonte nem delegado titular têm o que piora e muito a situação.
A Policia Militar também sofre com a falta de efetivo. Fora do centro que é Porto Seguro, as cidades de Belmonte e Santa Cruz Cabralia sofrem com o número insuficiente de policiais e viaturas. Em Santa Cruz Cabrália só tem apenas uma viatura para cobrir a cidade e todos os seus distritos e em sua maioria os serviços constam apenas com dois policiais para cobrir toda a área o que aumenta ainda mais o clima de insegurança. A situação tinha melhorado um pouco no município com a chegada das rondas nos bairros, onde foi disponibilizada uma viatura para ficar em Coroa Vermelha, mas, com a redução de recursos para o programa, o posto policial fica quase sempre fechado e a viatura disponibilizada quase nunca é vista.
De todas as cidades da Costa do Descobrimento, Belmonte ainda é a mais calma, mas isso pode mudar daqui pra frente. Já está sendo percebida a movimentação de uma facção criminosa de Porto Seguro na cidade. Os bandidos já pintaram vários muros com a sigla MPA, que denomina a existência da facção controlada pelo traficante Buiú. Também foram feitas apreensões de drogas que vieram de outra facção que comanda o bairro do Campinho. É preciso maior atenção das autoridades para que não se comece uma guerra nos moldes de Santa Cruz Cabrália onde traficantes locais lutam contra os tentáculos da MPA.
Felizmente as lideranças políticas da região já notaram o problema e estão se mexendo para tentar resolver a situação. A prefeita Claudia Oliveira, de Porto Seguro, foi a Salvador pedir ajuda ao governo do estado para conter a violência no município. Claudia Oliveira ainda mostrou ao Otto Alencar, governador em exercício, e toda a sua comissão a escalada de violência em toda a região através de dados estatísticos e exigiu ações emergências para conter as ações dos criminosos.
A Prefeita Alice Elias informou à nossa reportagem que irá pedir ao governo do estado a disponibilidade de um delegado titular para Belmonte, bem como, melhorias para os trabalhos policiais e para o combate do crescente tráfico de drogas no município.
Enquanto nada acontece o tráfico de drogas só cresce e vidas são perdidas todos os dias.