data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 11 anos | Imprimir Imprimir
No Dia Nacional do Trânsito, Policiais do 8º Batalhão desenvolvem trabalho em parceria com escola.

 

 

 

 

policia_transitoEm comemoração ao dia nacional do trânsito e sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, acreditando ainda que na infância ocorre maior aceitação de ensinamentos e de condutas, e que a escola é agência educativa, no sentido que ela coloca em ação os principais meios para que sejam atingidos os parâmetros considerados ideais pela sociedade.

O 8º Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro desenvolveu, em parceria com a Escola Pingo de Gente, uma atividade com os alunos na faixa etária de 3 a 5 anos visando conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

Foi montada uma pista com variadas sinalizações comuns e cotidianas às crianças onde as educadoras e policiais criaram um pequeno teatro onde as crianças identificavam os erros e acertos dos condutores.

policia_transito2“Desde a atividade desenvolvida no ano passado, passei a me vigiar mais. Meu filho passou a me corrigir e fiscalizar”. Disse um dos pais.

Já o SD PM Nilton, disse estar surpreendido com as crianças “ Elas absorveram muito bem as noções passadas por nós e as professoras e interagiam o tempo todo contando situações vividas por eles.”

Ainda foram expostas duas motocicletas utilizadas no policiamento da cidade para alegria das crianças que mataram a curiosidade e formaram fila para tirar foto.

Muito mais do que apenas informações, a educação no trânsito está intimamente ligada à ética e à cidadania.

policia_transito3Buscou-se com esta atividade:

-Conhecer sinais e regras de trânsito;
-Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito;
– Interagir com brinquedos relacionados ao trânsito;

Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que comprometem essa segurança;
-Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
-Identificar o significado da sinalização;
-Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
-Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
-Desenvolver a atenção e a percepção;
-Identificar os principais sinais de trânsito;
-Ensinar obediência à sinalização;
-Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade.

Em seu capítulo VI, art. 74 o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que:  A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.