data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Mundo do designer nacional comemora a reabertura do Museu das Cadeiras em Belmonte.

O Museu das Cadeiras de Belmonte, depois de quase 06 meses fechado, voltou a receber visitantes. O funcionamento, agora sob a gestão do Prefeito Bebeto Gama e da nova Secretária de Cultura e Turismo Tatiana Campos (Tata do Riso), foi iniciado no último dia 29/06. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (73) 99965-7723 e acontecerão nos períodos entre Terça e Sexta-feira, nos horários das 09:00Hrs às 12:00Hrs e das 14:00Hrs às 17:00Hrs. No local, a entrada está permitida a apenas 02 visitantes por vez, sempre respeitando os protocolos de prevenção do COVID-19.

Famoso Designer Nacional Zanini de Zanine e família na inauguração do
Museu das Cadeiras em Novembro de 2018.

O Museu das Cadeiras é um projeto concebido na gestão do ex-prefeito Janival Borges onde, sob a tutela do ex-secretário de Cultura e Turismo, Herculano Assis, foi fechada uma importante parceria com a empresa KATZ Engenharia e a Família Zanine. O Museu das Cadeiras Brasileiras contempla o designer nacional baseado na obra do paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto autodidata belmontense Zanine Caldas, mais conhecido em todo o país e internacionalmente pelo título de O Mestre da Madeira. Além das obras de Zanine Caldas, o Museu das Cadeiras ainda tem no seu acervo de 31 obras confeccionadas por grandes nomes nacionais do designer como: Sérgio Rodrigues, Irmãos Campana, Hugo França, além das obras do designer Zanini de Zanine, que herdou a criatividade e a essência do seu pai Zanine Caldas e hoje dá continuidade ao trabalho do Mestre da Madeira.

Mostra do Museu das Cadeiras na DW! 2019 em São Paulo, o maior Festival de Designer Urbano da América Latina.

Em apenas seis meses depois de inaugurado, o Museu das Cadeiras recebeu 1.000 visitantes, entre eles estudantes de designer e artistas de renome nacional vindos de várias partes do país. As 31 peças do seu acervo, entre elas a cadeira de barro da famosa artesã belmontense Dagmar Muniz, foram estrelas no DW! 2019 em São Paulo, o maior festival de Designer urbano da américa latina. O museu também foi capa do Jornal Folha de São Paulo e recebeu órgãos da imprensa regional e nacional, gerando uma mídia espontânea muito importante para a cidade de Belmonte. Nos primeiros meses da gestão Bebeto Gama, o museu permaneceu fechado e agora foi reaberto pela nova Secretária de Turismo e Cultura Tatiana Campos (Tata do Riso).