A imagem histórica de São João Batista Menino, padroeiro de Trancoso, conduzida pela Superintendência de Cultura, autorizada oficialmente pelas autoridades competentes, já se encontra no ateliê de restauro em Salvador. A restauração, presente da Prefeitura de Porto Seguro para Trancoso, terá como primeira fase os seguintes procedimentos: imunização, remoção de seis camadas de repintura e consolidação do suporte.
A imagem de pouco menos de um metro encontra-se num estado crítico de conservação. O Superintendente de Cultura, Herculano Assis, informou que o ícone religioso é de raro trabalho escultórico e represente a primeira comunidade em honra a São João no Brasil. “A imagem de São João Batista Menino, Padroeiro de Trancoso, data do século XVII, quando, segundo historiadores e depoimento de antigos moradores, em seu trabalho evangelizador, os padres jesuítas chegaram à região e fundaram, em 1586 a Aldeia de São João.” – Comentou o Superintendente.
A igreja construída pelos padres jesuítas foi demolida e entre 1815/17 foi erguida a atual Igreja feita de pedras de arrecifes e com um tipo de reboco comum nesta região, intitulado “reboco Santa Fé” composto de areia e óleo de baleia.