data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Cultura e musicalidade marcaram os festejos de São João em Trancoso.

Os festejos em honra a São João – padroeiro de Trancoso, realizados pela Secretaria de Cultura e Turismo , através da Superintendência de Cultura, em parceria com a Igreja Católica e o povo de Trancoso, foram marcados pela junção da fé, cultura e tradição. Na histórica igrejinha do quadrado jesuítico foi celebrado o Tríduo, presidido pelo Frei José Romão da Silva, onde além de exaltar o sagrado, enalteceu a força da cultura popular.

Durante a festa, houve apresentações de bandas tocando forró e tudo foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Porto Seguro, com as imagens sendo projetadas em tempo real na parte frontal da igreja, transformando a Praça do Quadrado num cenário cinematográfico. Representando a cultura popular, também se apresentou um grupo de “Samba de Couro” uma das manifestações populares da cidade que está sendo retomada e incentivada pela a atual gestão portosegurense. Como ponto principal da festa, aconteceu o hasteamento do mastro de São João, que agora está ao lado dos mastros de São Brás e São Sebastião.

Em nota, o Superintendente de Cultura, Herculano Assis, ressaltou que o São João de Trancoso, mesmo que virtual, permitiu ao espectador uma imersão cultural valiosa, onde se fortaleceu a raiz originária de toda concepção histórica, cultural e social. “Eu quero aproveitar para agradecer ao Secretário de Turismo Paulinho Tôa Tôa e ao Prefeito Jânio Natal pelo apoio ao trabalho de resgate da cultura de Porto Seguro. Essa iniciativa representa o enriquecimento dos nossos modais de turismo e traz mais uma opção para os nossos visitantes.” – Finalizou Herculano Assis.

Por Informações: Superintendente de Cultura/ Herculano Assis