data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Projeto do Vereador Luluca leva energia solar para família em vulnerabilidade no interior do município.

O Vereador e Presidente do Legislativo de Belmonte, Luciano Andrade (Luluca da Ambulância) beneficiou uma família que vive na comunidade da Poeira, zona rural de Belmonte com um kit de energia solar através do Programa “Dê Luz a uma Família em Situação de Vulnerabilidade”, de autoria própria. A ação trouxe maior conforto e possibilitou condições para que as crianças que moram na residência contemplada possam acompanhar as aulas remotas que acontecem na rede de ensino municipal.

O equipamento, composto por um pequeno sistema de placas solares e 01 bateria, permite a alimentação das lâmpadas da casa e de um carregador que alimenta 10 celulares simultaneamente. Parece pouco, mas é uma grande ajuda para a família que mora em uma área de difícil acesso, tinha que percorrer a pé cerca de 07 Km para carregar um celular e não tinha iluminação à noite. “Com a chegada dessa luz aqui meus meninos agora já tem como estudar. A gente tinha que andar muito longe pra carregar um celular que só durava dois dias. Agora fico muito agradecido por essa chegada dessas placas que facilitou bastante, coisa importante que nós sempre estava esperando por esse momento e agora chegou a hora.” – Comemorou seu Fernando.

O Vereador Luluca da Ambulância conversou com nossa reportagem, disse que se sentia muito feliz e que precisa de parceiros para ampliar o projeto que tem 03 modalidades. A modalidade 01 (que beneficiou a família citada) permite apenas a alimentação de lâmpadas e uma tomada para carregar aparelhos com cargas pequenas como celulares. A modalidade 02 permite, além da iluminação, alimentar eletrodomésticos como: Televisão, liquidificadores, entre outros. A modalidade 03 permite a alimentação de eletrodoméstico de grande porte, como geladeiras.

Luluca ainda ressaltou que, por enquanto, está usando recursos próprios para tocar o projeto e não consegue aumentar a capacidade de atendimento das diversas famílias em vulnerabilidade que sofrem sem energia elétrica no município. “Espero que mais pessoas e até empresas abracem essa causa porque é muito bom a gente fazer a diferença na vida dos belmontenses mais necessitados. Estou buscando apoio e o meu objetivo é mudar a vida das comunidades distantes do nosso município que em pleno Século 21 ainda vivem sem energia elétrica, um bem que se tornou essencial na vida de todas as pessoas.” – Finalizou Luluca.