data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Belmontense toca projeto de investimentos que colocará Porto Seguro na rota nacional do Turismo de Museus.

Nossa equipe conversou essa semana com o ex-secretário de Cultura e Turismo de Belmonte e atual Superintendente de Cultura do município de Porto Seguro, Herculano Assis, que está trabalhando para revolucionar o turismo na Terra Mãe do Brasil, inserindo o município na importante Rota Nacional do Turismo de Museus do Brasil. Herculano informou à nossa equipe que está muito animando com a empreitada e conta com a parceria do IPHAN Bahia, IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), instituições religiosas e civis, para a criação de 05 museus e reforma e ampliação dos 03 museus existentes na cidade (Veja Aqui). 

Animado, o Superintendente ressaltou que tem encontrado diversas empresas interessadas no processo e que recursos não faltarão para a execução dos trabalhos. Herculano ainda colocou que o projeto será um presente para Porto Seguro e servirá para mostrar a todos os 2,5 milhões de visitantes anuais que a cidade não é apenas um roteiro de festas e que, também é rica de cultura e história que passarão a ser contadas pelos acervos expostos nas salas museológicas.

Herculano ainda explicou que tem como grande parceiro o Vice-prefeito e Secretário de Turismo, Paulinho Tôa Tôa e que o Prefeito Jânio Natal já se interessou pela ideia e já deu autorização para tocar o projeto. “O projeto é amplo, sustentável e extremamente pertinente à única cidade que tem a mais alta autoridade para contar a história da constituição da nação brasileira, que é Porto Seguro.” – Comentou o superintendente.

Herculano ainda lamentou o fato das gestões anteriores não terem investido nesse nicho cultural e preferido apenas focar no turismo de festas que é sazonal e deixa a cidade presa somente nas altas estações. Segundo o Superintendente, estudos comprovam que o Turismo de Museus acontece o ano todo e que a estimativa é que essa implementação ajude a trazer renda para a cidade até nas baixas temporadas. “Estamos com a sensação de que a história foi enterrada e agora precisamos desenterrá-la com vida, com plenitude, com força e com responsabilidade para devolvermos Porto Seguro ao seu portosegurense e, por consequência, aos visitantes e pra o mundo.” – Finalizou Herculano.