O Prefeito do município de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, está afastado do mandato por 180 dias, conforme decisão do magistrado que conduziu o casal de ex-prefeitos Claudio e Robério Oliveira nessa terça-feira (15/06). A defesa do prefeito informou que o mesmo já está recorrendo da decisão e que espera uma decisão favorável ao gestor cabraliense ainda essa semana.
Na mesma decisão, o magistrado responsável determinou a prisão preventiva de Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento (Beto Axé Moi), ex-vice prefeito de Porto, que assumiu quando Claudia foi afastada; Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo; Marcos da Silva Guerreiro; e Edmilson Alves de Matos, esse último apontado como empresário de festas como o Brega Light. Segundo a assessoria da Polícia Federal, alguns deles são considerados foragidos, mas não há informações sobre quais. Também foram sequestrados R$ 11 Milhões dos investigados.
Segundo as últimas informações, o casal de ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro ainda não foi ouvido pelo Delegado da Polícia Federal e que seus advogados também já recorreram à justiça para anular a condução, já que, alegam que os envolvidos não tem mais mandatos, estavam contribuindo com a justiça e não representavam perigo à sociedade e nem tinham possibilidade de fuga. Todos os detidos passarão por audiência de custódia e podem sofrer prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.