data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Tenente-coronel França vai deixar comando do 8º BPM de Porto Seguro.

O site Radar 64 publicou com exclusividade a saída do Tenente-coronel Anacleto França do comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, após 05 anos e 03 meses à frente da unidade. Segundo o site, o Tenente-coronel será transferido para o município de Teixeira de Freitas, onde comandará o 13º Batalhão, retornando ao município onde iniciou a sua carreira na Polícia Militar. O decreto com a mudança deve ser publicado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública na edição desse sábado (20/02) no Diário Oficial da Bahia.

Ao RADAR 64, o oficial da PM confirmou que está deixando o comando.  “Terei oportunidade de continuar o exercício do meu trabalho numa cidade espetacular, que me acolheu há 27 anos, quando cheguei à região do Extremo Sul. Continuarei atento aos acontecimentos na Costa do Descobrimento”, afirmou França. Sobre a oportunidade de ter comandado o 8º Batalhão, o tenente-coronel classificou como uma experiência grandiosa, que deixa a Costa do Descobrimento com a sensação de dever cumprido e de ter contribuído para o engrandecimento da região. “Foram muitas lutas travadas e vencidas. Tive, junto com meus subordinados, a oportunidade de oferecer o melhor serviço dentro das condições existentes”, declarou o oficial da PM.

QUEDA DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

Nos últimos cinco anos, o 8º BPM, sob o comando de Anacleto França, conseguiu que Porto Seguro deixasse de figurar entre as cidades mais violentas do Brasil, com uma redução superior a 38% no número de homicídios. Sob o seu comando, o 8º BPM também desenvolveu um trabalho para reduzir a criminalidade em outros dois municípios que estão na mesma área de atuação: Santa Cruz Cabrália e Belmonte. De acordo com Anacleto França, o apoio do Ministério Público, da Polícia Federal, da Polícia Civil e de forças policiais de outros municípios foi primordial para a desarticulação de organizações criminosas. Além da redução no número de homicídios, ocorreram, nos últimos cinco anos, apreensões de mais de 715 quilos cocaína, maconha e crack e de mais de 1200 comprimidos de ecstasy. “Essas ações também contribuíram para a redução dos índices de criminalidade”, frisa.

DESAFIOS E CONQUISTAS

França sempre declarou que seu grande desafio no 8º Batalhão era trabalhar em municípios que possuem uma característica diferenciada em relação a outros da Bahia, por possuírem uma população flutuante elevada nos períodos de alta estação. “São áreas turísticas, com grande extensão territorial e com presença do crime organizado. Nosso desafio foi mostrar para a comunidade que turismo e segurança devem caminhar juntos”, frisou ele.

Sob o comando do tenente-coronel França, a sede do 8º Batalhão passou ainda por uma reestruturação física. A obra foi concluída em novembro do ano passado. O oficial da Polícia Militar destaca ainda outras conquistas alcançadas no período em que esteve à frente do 8º BPM, como a instalação do monitoramento com câmeras de segurança em Belmonte, ampliação do policiamento ostensivo no distrito de Santa Maria Eterna, o estabelecimento de policiamento em lugares onde não havia – como Caraíva -, as rondas no interior e a rede de proteção às mulheres.

Ainda não há confirmação sobre quem vai assumir o 8º Batalhão, em Porto Seguro e também sobre para qual unidade será transferido o major Silva Nunes, que comanda o 13º BPM, em Teixeira de Freitas.