data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Trabalhadores da educação baiana terão prioridade na vacinação contra o COVID-19.

O governador Rui Costa (PT) disse que com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19, a prioridade será a vacinação dos professores e dos trabalhadores da educação. Rui participou do “Papo Correria” desta terça-feira (2), juntamente com o secretário de saúde Fábio Vilas-Boas. “Pessoas que trabalham nas escolas, até pessoas mais idosas. Tem merendeiras e cozinheiras. Essas pessoas tem que ter prioridade e para que a gente possa dar mais segurança no retorno das aulas”, disse Rui. 

Como projeto para melhorar o nível do ensino, o governador pretende enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia um projeto para instituição de monitores nas escolas. Segundo Rui, o projeto já acontece nas escolas. “Criamos um programa de monitor. Jovens ajudavam a dar aulas nas escolas que estudavam. Vou mandar para AL-BA, para colocar dois monitores por turma. São 52 mil monitores no estado. Eles vão ajudar os colegas a ajudar o desempenho escolar. São alunos que tiraram acima de 8 em matemática e português. Vamos elevar esse número. Mantivemos durante a pandemia o pagamento e vamos ampliar”, comentou. 

Retoma das aulas na Bahia

Sem definir prazo, o governador Rui Costa (PT) garantiu, na mesma edição do “Papo Correria” que as atividades escolares presenciais na Bahia será retomada antes da imunização da maioria da população, já que, segundo ele, na melhor das hipóteses, a margem só será alcançada no segundo semestre deste ano. “Não podemos admitir outro ano sem aula. Seria um desastre. É sepultar o sonho dos jovens seguirem na vida. Vários estados tentaram fazer aula virtual, mas o alcance disso é irrisório. O ambiente não tem condições”, disse Rui. Para o governador, há uma “necessidade urgente do reinício. Já perdemos o ano de 2020. Tenho repetido que o que transforma a vida é a educação. Sei o impacto que isso causa. Os jovens precisam ter essa esperança. Mas é o fio da navalha”, avaliou o governador. 

Rui afirmou ter feito à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) uma solicitação de estudo para que possa definir  parâmetros que permitam definir quando anunciar o início das aulas. Segundo o governador, na próxima semana conduzirá uma reunião com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e com o prefeito da capital, Bruno Reis (DEM), para apresentar a proposta e definir os parâmetros de retorno das atividades escolares. “Divulgamos um protocolo desde outubro. Álcool gel instalados, pias nas escolas, recuperamos os banheiros e fizemos intervenções para conseguir garantir a higienização. Só voltará por dia metade da turma. Queremos discutir com cuidado qual parâmetro que usaremos. A taxa de ocupação de UTI, as mortes diárias, o crescimento da doença. Vamos conversar e anunciar. Com a chegada das vacinas dá uma segurança maior. Ter festas acontecendo, isso só adia o retorno das aulas”, completa Rui. 

Informações: Bahia Notícias