A Secretaria Municipal de Saúde, questionada por nossa equipe, emitiu uma nota à comunidade nessa sexta-feira (25/09) lamentando o incidente ocorrido no Hospital do distrito de Barrolândia, onde uma servidora, aparentemente embriagada, causou tumulto no atendimento da unidade de saúde. O fato polêmico, filmado por particulares e políticos, repercutiu nas redes sociais. A Secretaria repudiou a conduta da servidora e informou que medidas foram tomadas imediatamente durante o acontecimento, onde a mesma foi substituída por outra funcionária e está afastada do serviço. Um processo administrativo também será instaurado para apurar o caso.
Quanto às acusações de que não tinha ambulância na unidade para atender a comunidade, a Secretaria informou que o veículo tinha ido buscar a paciente, de nome D’Ajuda, que tinha recebido alta médica do Hospital Luis Eduardo Magalhães. Diante disso, o SAMU foi imediatamente acionado e prestou atendimento ao paciente em questão. A Secretaria também negou a acusação de que falta insumos na unidade de saúde e informou que toda a rede municipal de saúde foi reabastecida nessa semana com remédios e utensílios usados nos atendimentos.
Em conversa com nossa equipe, o Secretário de Saúde Tárcio Lapa também repudiou a tentativa de políticos de tentarem se promover com o incidente e tentar denegrir todo o sistema de saúde por causa de um fato isolado cometido por uma servidora. *”Todos sabem da minha luta para trazer uma saúde de qualidade para os belmontenses e esse é o meu compromisso até o final da minha gestão. Assim que soube da situação, tomei as medidas necessárias para solucionar o problema. Infelizmente alguns políticos preferem se promover com acusações levianas e sem compromisso com a realidade. Fica aqui o meu convite para que ele, ou qualquer pessoa da comunidade, procure a Secretaria de Saúde para se inteirar de todo o trabalho e entender como funciona a dinâmica dos atendimentos de saúde do nosso município.”* – Finalizou o Secretário.