A Prefeitura Municipal de Belmonte decidiu nessa quinta–feira (24/09) reduzir as medidas restritivas de combate à pandemia do Novo Coronavírus, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a Secretaria informou que um novo decreto será publicado pelo Prefeito Janival Borges nessa sexta-feira (25/09) disciplinado o funcionamento dos bares (50% da capacidade, proibição de festas com som ao vivo ou som mecânico alto), permitindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos e suspendendo o funcionamento das barreiras sanitárias.
Em conversa com nossa equipe, o Prefeito Janival Borges enfatizou a importância das equipes de saúde e dos voluntários que atuaram nas barreiras sanitárias desde março desse ano. *“Eu e o Secretário Tárcio Lapa, em nome da Prefeitura de Belmonte e toda a nossa comunidade, agradecemos a esses verdadeiros guerreiros que protegeram a nossa cidade e foram muito importantes no combate à essa pandemia que ceifou muitas vidas em todo o país.”* – Comentou o gestor.
Nossa equipe também conversou com o Secretário Tárcio Lapa, que nos informou que a decisão foi tomada após avaliações da área técnica da Secretaria mostrarem que os casos em Belmonte estão diminuindo e que a estrutura de saúde montada pelo município já atende a demanda sem risco de colapso. *“Nós estruturamos a saúde com o Centro de COVID-19, aquisição de testes rápidos, Totens de álcool em gel, desinfecção de pontos estratégicos, testagem em massa de funcionários públicos municipais, bancários e Polícia Militar. Também estamos prontos para disponibilizar Testes Rápidos ao comércio e à comunidade respeitando os protocolos das autoridades de saúde.”* – Comentou Tárcio Lapa.
O Secretário ainda ressaltou que a Belmonte está quase zerando o número de infectados ativos e que espera que os bares e restaurantes sejam responsáveis para que não seja preciso outra intervenção do poder público municipal. Tárcio ainda comentou que o caso do transporte rodoviário está sendo regulado pelo Governo Estadual, que é o ente responsável pela fiscalização. *“A evolução do COVID-19 continuará sendo acompanhada pelas equipes de saúde e esperamos que todos os envolvidos sejam responsáveis e conscientes para que consigamos passar para a próxima fase, que é a permissão para festas e eventos com som ao vivo.”* – Finalizou Tárcio Lapa.