data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Belmonte empossa Comitê Gestor que acompanhará Auxílio Emergencial da Cultura.

Já encontra-se empossado o Comitê Gestor que acompanhará a chegada e distribuição dos recursos da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc direcionados para o auxílio de artistas e agentes culturais que encontram-se em dificuldades por causa da Pandemia do Novo Coronavírus.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belmonte explicou que o Comitê Gestor foi criado para definir os parâmetros formais e normativos da distribuição criteriosa da verba do auxílio emergencial, com transparência e, sobretudo, de forma participativa. O comitê avaliará todos os projetos, o mapeamento cultural e fará toda a prestação de contas, agindo como órgão fiscalizador, consultivo e deliberativo, agindo exclusivamente conforme a lei.

O Comitê gestor será formado por representantes da Secretaria de Cultura (Herculano Assis e Rakele Assis), Secretaria de Administração (Walter César e Anselmo Alcântara), Secretaria de Assistência Social (Simone Rochiganni e Roberval Medeiros), Secretaria de Educação (Christian Dantas e Leilson Pereira), Secretaria de Finanças (Alexandre Haerter e Elvys Soares Marques).

Na Sociedade Civil o Comitê gestor terá como representantes do Setor de Artesanato (Janice dos Santos e Nífia Andrade), da Música (Josivan dos Santos (Joka) e Jairo Bonfim), da Cultura Popular (Vinícius Oliveira e Pedro Pacheco), das Filarmônicas (Allan Gabriel Andrade e Ari Oliveira) e dos Terreiros de Candomblé (Cristina dos Santos Costa e Wanderson George).

Enquanto aguardam a edição da Medida Provisória com crédito do valor previsto na Lei, estados e municípios devem preparar suas logísticas de cadastramento para fazer chegar o recurso àqueles e àquelas que precisam assegurar um isolamento social digno, diante da necessidade de cuidados sanitários especiais orientados pelas autoridades mundiais de saúde durante a pandemia pelo novo coronavírus.