Esse ano, com a pandemia e as medidas de afastamento social, os festejos da padroeira da cidade ocorreram de forma diferente, impedindo os fiéis e a comunidade de participarem do novenário e das demais celebrações. Porém, o que a pandemia não conseguiu tirar foi a força de vontade da Filarmônica Lyra Popular de Belmonte de levar, por meio de suas músicas, um pouco de alento e alegria nesse momento tão difícil que enfrentamos de isolamento.
Além de realizar o primeiro dia de alvorada abrindo os festejos de Nossa Senhora do Carmo, a entidade também realizou tocatas de ensaios ao ar livre em alguns pontos da cidade. E nessa terça-feira terça-feira (14/07), como forma de homenagear a Padroeira Nossa Senhora do Carmo, a Filarmônica realizou o Lyra In live ( uma espécie de concerto) que aconteceu na Igreja da Matriz e foi transmitido pelo youtube da entidade e por várias páginas do face. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
O evento foi iniciado pelo Secretário de Cultura, Herculano Assis, que saudou os presentes e mencionou o prazer de poder ajudar a realizar o evento e, em seguida, direcionou a condução do concerto para o locutor Raymundo Lopes. No local se faziam presentes o mestre de cerimonia Raymundo Lopes, alguns convidados. Antes do concerto o cerimonialista saudou a todos que estavam online e agradeceu aos Secretários e o Gestor Janival Borges que estava assistindo o espetáculo.
Com um repertório bem eclético, o ritmo das canções passeou pelo pagode, samba, clássicos da MPB. bem como, os inesquecíveis dobrados, ficando simplesmente impossível não se envolver no embalo. A doce e inesquecível melodia em cada canção era entoada pela Filarmônica Lyra Popular de forma brilhante, onde seus acordes perfeitos ressoavam numa verdadeira e perfeita harmonia rítmica. Cercada pela beleza única e incomparável do cenário peculiar da praça e tendo também como maior espectador, nosso gigante e mais belo, o Rio Jequitinhonha, os versos em cada melodia tocada também podiam se traduzir em: Somos mais fortes que tudo isso e, logo em breve iremos matar essa saudade de receber os aplausos calorosos e todo o carinho do nosso público belmontense.
Ao final da apresentação, o Presidente da entidade, Alan Gabriel, agradeceu a Secretaria de Cultura, na pessoa do Senhor Herculano Assis, por todo suporte e apoio dado à realização do evento e também expressou enorme agradecimento a todos os sócios que ajudam a manter os trabalhos da Filarmônica. Em seguida aconteceu a apresentação do Coral da Renovação Carismática da Igreja Católica.
Confira todo o espetáculo logo abaixo:
Informações: Jornal de Belmonte