A paciente belmontense de 41 anos, transferida na última terça-feira (26/05) para uma UTI no município de Vitória da Conquista com complicações respiratórias e suspeita de estar contaminada pelo COVID-19, teve resultado negativo no exame para detecção do Novo Coronavírus realizado pelo LACEN, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde no final da manhã dessa quinta-feira (28/05). No entanto, a paciente ainda está na UTI e as equipes médicas buscam o diagnóstico preciso para tratar a belmontense.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda informou que espera os resultados da contraprova para os dois óbitos ocorridos na cidade, ressaltando que, o exame rápido com material colhido dos pacientes já havia dado negativo para o COVID-19. Mesmo sem o diagnóstico fechado, as equipes de saúde tiveram que seguir o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), proibindo os velórios e liberando os corpos para o sepultamento rápido, com caixão lacrado e sem aglomerações, prevenindo assim, possíveis contaminações.
Em conversa com nossa equipe, o Secretário Municipal de Saúde, Tárcio Lapa, informou que, mesmo com os últimos resultados, não se pode relaxar nos cuidados aconselhados pela autoridades de saúde. “Belmonte continua em perigo real de contaminação em massa, haja vista que, todos os municípios ao nosso redor estão com o registro de casos crescentes. Peço que respeitem as barreiras sanitárias e nos ajudem a manter a nossa querida cidade longe dessa doença.” – Comentou Tárcio Lapa.