data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 5 anos | Imprimir Imprimir
Avanço do COVID-19 na Costa do Descobrimento esgota leitos de UTI.

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) direcionados ao tratamento do COVID-19 das principais cidades do extremo sul da Bahia estão lotados. Nessa segunda-feira (25/05) as cidades de Porto Seguro (10 leitos) e Ilhéus (31 leitos) informaram que estão com as unidades cheias e sem espaço para novas internações dos casos graves causados pelo vírus.

Teixeira de Freitas (05 leitos e 02 ocupados) e Itabuna (15 leitos e 11 ocupados) são as únicas cidades na região que ainda tem leitos disponíveis, mas, segundo estimativas, devem estar lotados nos próximos dias. Diante da situação crítica, o município de Eunápolis (102 casos confirmados e epicentro da pandemia na Costa do Descobrimento) anunciou que estará montando, em parceria com o Governo do Estado, nos próximos dias um hospital de referência no tratamento da COVID-19 para atender pacientes graves da região.

A estrutura com 50 leitos, sendo 10 de UTI e 40 clínicos, será montada no Hospital das Clínicas, uma unidade da rede particular que atualmente se encontra fechada. A Prefeitura de Eunápolis já decretou a requisição administrativa das instalações e pagará pela utilização do imóvel. O Governo do Estado credenciará uma Organização Social para assumir a gestão da nova unidade que compreende o funcionamento dos leitos e disponibilização de equipes especializadas.

Autoridades de saúde na região alertam que a medida pode se tornar apenas um paliativo se o registro de novos casos do Novo Coronavírus continuar em crescimento acentuado. Por isso, pedem para a população que não descuidem das medidas de distanciamento social e não neglicenciem os cuidados com a higienização das mãos e dos espaços de uso público.