A Secretaria Municipal de Assistência Social de Belmonte realizou nessa segunda-feira (18/05) uma abordagem de conscientização em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Equipes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e CMCDA distribuíram panfletos e orientaram as pessoas paradas na Barreira Sanitária, localizada na entrada da cidade, quanto à importância de preservar o futuro saudável de crianças e adolescentes.
A Secretaria Municipal de Assistência Social informou em nota que a violência sexual é uma violação de direitos porque abusa e explora o corpo e a sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividade sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. A nota ainda cita que, em tempo de Pandemia do Covid-19, crianças e adolescentes no isolamento social ficam em risco de sofrer os variados tipos de violência doméstica, envolvendo também o aliciamento (contato através de meios digitais para fins sexuais, bem como disseminação de material sexual nas redes sociais.)
“Pais e responsáveis devem ficar atentos com seus filhos e se suspeitar que a segurança de alguma criança ou adolescente está em risco, denuncie Disque 100, procure o Conselho Tutelar ou a Delegacia local. Em caso de emergência ligue 190. É nosso dever garantir à infância o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e exploração sexual” – Finalizou a nota.