data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 5 anos | Imprimir Imprimir
Policiais militares da Costa do Descobrimento farão exames de detecção do COVID-19.

O Comando do 8°BPM, em Porto Seguro, anunciou que todos os policiais militares de serviço nos municípios de atuação do batalhão (Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália), serão submetidos a exames para testar COVID-19 a partir dessa segunda feira (18/05).

O objetivo da testagem (teste rápido com pesquisa de anticorpo IgM e IgG) é instrumentalizar a tomada de decisões por parte do Comando do 8°BPM ampliando, conjuntamente com outras variáveis, a segurança e diminuição das incertezas. “Estamos cientes das limitações do método de testagem utilizado, mas entendemos que o uso criterioso das informações por ele geradas possibilitará tomadas de decisões que aumentarão a segurança de saúde do policial, seus familiares e da comunidade. Permitindo conhecer mais objetivamente o real quadro de saúde destes policiais que estão prestando serviço na ruas das cidades, isso em relação ao covid19.” – Disse o Tenente Coronel Anacleto França, Comandante do 8°BPM.

A testagem dos policiais de serviço deverá ser repetida ao menos uma vez num curto período de tempo, visando melhorar sua eficácia na detecção de militares teoricamente assintomáticos. O Comando do 8°BPM agradece a colaboração dos Prefeituras das cidades de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, e seus respectivos quadros da área de saúde, os quais não pouparam esforços na concretização dos exames.

Afastamento de policiais residentes em cidades com contaminação comunitária e grupos de risco.

Outra medida já adota foi o afastamento de polícias militares residentes em municípios com contaminação comunitária. Todos os policiais do 8° BPM que moram nas cidades de Itabuna, Ilhéus e circunvizinhas a essas, foram postos de férias neste mês de maio. A decisão foi tomada no sentido de evitar a exposição deles à doença durante o deslocamento entre as regiões, bem para não se tornarem vetores de transmissão do virus, já que, se deslocam com frequência em viturde da necessidade de cumprirem escalas de serviço. Com a perda momentânea desse efetivo foram necessários ajustes internos e a supressão de postos administrativos de modo a não provocar prejuízo a policiamento nas ruas das cidades.

Outro grupo menor de Policiais militares foram dispensados por pertencerem a grupos de risco. Estes encontram-se em quarentena e foram orientados a pertencerem em casa, realizando serviços administrativos via internet ou outros meios que permitem o trabalho a distância. O Comando do 8°BPM finaliza que permanece atento as demandas dessa grave crise e hoje reitera o compromisso em servir e proteger a comunidade.

ASCOM.8BPM-PORTO SEGURO