O município de Porto Seguro iniciou a semana com alerta vermelho na situação do combate ao Novo Coronavírus na Costa do Descobrimento. Nessa segunda-feira (11/05) a cidade registrou 41 casos de contaminação e 01 óbito no final de semana. O número assustou a população e autoridades municipais já anunciaram que endurecerão ainda mais as medidas da quarentena.
Outra preocupação também é a disseminação do vírus em praticamente todos os bairros e distritos o que eleva a cidade ao nível de “contaminação comunitária”, onde não se tem uma origem de contágio identificada. As autoridades municipais temem que o sistema de saúde entre em colapso e não tenha como atender todos os pacientes graves. Diante da situação, o Hospital Luis Eduardo Magalhães já fechou o seu pronto socorro e só atende pacientes vindos da regulação ou que chegam pelo SAMU. Pacientes de menor gravidade terão que procurar os Postos de Saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Porto Seguro também sofre com os efeitos negativos da economia. A cidade, que tem o turismo como seu maior potencial econômico, não pode receber visitantes há quase dois meses. Hotéis, empresas de turismo, pousadas, barracas de praia, casas de show, bares e restaurantes, entre outras atividades indiretas, promoveram uma demissão em massa. Várias empresas foram fechadas e a arrecadação do município amarga uma forte queda.
Nossa equipe conseguiu informações de que a Prefeita Claudia Oliveira já estuda novas medidas e promoverá reuniões com representantes de empresas e comércios, bem como, forças de segurança para discutir soluções a serem tomadas a partir da próxima sexta-feira (15/05).