data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 5 anos | Imprimir Imprimir
Prefeito Janival concede entrevista logo após vídeo-conferência com o Governador Rui Costa.

O Prefeito Janival Borges participou na manhã dessa quinta-feira (26/03), juntamente com outros prefeitos baianos, de uma vídeo-conferência com o Governador Rui Costa, onde foram debatidos assuntos referentes ao combate da pandemia do novo Coronavírus. Logo após, o mesmo concedeu uma entrevista à nossa reportagem, onde o gestor abordou o combate do COVID-19 em Belmonte e as ações implementadas para que o vírus não contamine a população belmontense. Confira na íntegra logo abaixo:

BN = Prefeito, explique para os nossos internautas, quais são as medidas em andamento na cidade para o combate do COVID-19?

Janival = Eu participei, juntamente com outros prefeitos baianos, de uma vídeo-conferência com o Governador e o Secretário Estadual de Saúde, onde pude perceber que nós estamos realizando todas as ações aconselhadas para o combate do novo coronavírus. Suspendemos as aulas na rede municipal, deixamos em funcionamento apenas os serviços essenciais à comunidade, estamos acompanhando as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, fizemos a aquisição de equipamentos de proteção individual para uso dos nossos colaboradores, proibimos a realização de grandes eventos e festas, montamos uma barreira sanitária na entrada da cidade, entre outras várias ações visando sempre restringir a aglomeração de pessoas.

BN = O senhor foi muito criticado no início da pandemia nas redes sociais por demorar em tomar essas precauções. O senhor chegou a tomar conhecimento dessas críticas?

Janival = Não tomei conhecimento. Muito pelo contrário, eu fui um dos primeiros prefeitos a suspender as aulas por perceber a exposição perigosa dos nossos estudantes. Também não demoramos em restringir o funcionamento de alguns estabelecimentos, mas, pensando na situação dos comerciantes, conversei com as equipes de saúde e o comando da Polícia Militar que permitissem o funcionamento parcial dos comércios, desde que, os mesmos atendessem algumas exigências de higienização e cuidados.

BN = No caso da paralisação de alguns estabelecimentos, o senhor tem percebido uma boa aceitação dos belmontenses?

Janival = Houve uma boa aceitação porque não tomamos uma medida radical, e sim, flexibilizamos permitindo que os comerciantes trabalhassem, desde que, dessem condições para que os seus clientes e colaboradores fizessem a devida higienização das mãos tanto na entrada, como na saída de cada estabelecimento. Também condicionamos que os comércios funcionassem com as portas parcialmente fechadas, com controle de acesso ao público e que os proprietários impedissem ao máximo a aglomeração de pessoas. Não apoio nenhuma medida radical para garantir o funcionamento do negócio, a garantia dos empregos e o sustento das famílias.

BN = A Prefeitura teve problemas para a obediência ao decreto publicado?

Janival = Não tivemos muitos problemas. Nossas equipes de saúde, juntamente com a Polícia Militar, fizeram a conscientização das pessoas. Alguns casos isolados ocorreram, mas foram rapidamente solucionados através do diálogo, sem maiores complicações.

BN = Nossa equipe também ficou sabendo que houveram alguns problemas com eventos realizados em casa como aniversários, churrascos, entre outros.

Janival = Aconteceram esses problemas. Várias pessoas não estão tendo consciência e insistem em reunir muitas pessoas em suas casas. Eu fiquei sabendo que a Polícia Militar está indo nessas residências explicar a situação e restringindo o som abusivo. Algumas pessoas entendem e terminam a festas, outras desligam os aparelhos de som para não serem levados pela PM, mas tivemos casos de que as pessoas desligaram o som e continuaram com a aglomeração em suas casas. É um caso de consciência e infelizmente algumas pessoas ainda não se atentaram para as consequências da contaminação por Coronavírus.

BN- Queria que o senhor explicasse para os nossos internautas quais os riscos de uma possível contaminação em massa em Belmonte?

Janival = De acordo com as instruções abordadas na vídeo-conferência, nós não vamos internar na cidade pessoas com casos confirmados de Coronavírus porque essas pessoas poderiam contaminar outros pacientes da unidade causando mais complicações. O que vamos fazer é o isolamento dessas pessoas em suas casas e os casos graves serão encaminhados para os centros regionais que estão sendo preparados para atender os casos de COVID-19 em toda a Bahia. A nossa preocupação agora é realizar ações para impedir o aumento excessivo de casos graves que resulte em um colapso no sistema de atendimento.

BN = Todos os meios de comunicação estão falando de uma possível crise na economia o que o senhor acha?

Janival = Uma crise econômica severa já é prevista. Durante a vídeo-conferência com o Governador Rui Costa o mesmo afirmou que a receita desse ano será muito menor do que em 2019. Já estamos prevendo uma grande crise que afetará os governos federais, estaduais e municipais, bem como, as empresas privadas também irão sofrer gerando um grande desemprego. Para você ter uma ideia, os Estados Unidos liberaram 2 trihões de dólares para recuperar a economia enquanto o Brasil liberou, até o momento, cerca de R$ 84 bilhões. O nosso governo não tem tanto dinheiro com os americanos. Teremos uma recessão mundial, muitas empresas quebrarão em todo o mundo. O comércio mundial irá sofrer e muitas pessoas ficaram desempregadas.

BN = Para finalizar, qual é o recado que o senhor tem para a população belmontense?

Janival = Eu falo para os belmontenses que não é necessário entrar em pânico. Vamos prosseguir com cautela, respeitando as instruções dos órgãos de saúde. Evitem aglomerações em casa ou nas ruas, higienize as mãos com frequência porque elas são os principais vetores de contaminação. Não vamos apoiar atitudes irresponsáveis e lutar para impedir que esse vírus entre em nossa cidade.