Com a falta das linhas de ônibus que atendem os moradores de Belmonte a população que mora na cidade e trabalha nos municípios vizinhos ou que tem alguma coisa de urgência para resolver fora está sendo vítima dos abusos de alguns motoristas de lotação que assumiram o serviço. Nossa equipe recebeu a informação de uma moradora que não quis ser identificada que ligou para uma lotação buscando ir ao município de Santa Cruz Cabrália e recebeu a proposta de R$ 80,00 para levá-la. O motorista informou que estava sem ninguém e que só iria se o carro fosse fretado.
Diante da situação e devida à urgência, a mesma contou que aceitou o preço e teve como surpresa no ponto de ônibus que o motorista tinha acertado com outros passageiros pelo mesmo preço, indo com o carro cheio até a balsa. A moradora informou que chegou a reclamar com o motorista e o mesmo respondeu que a mesma se senti-se à vontade para procurar outro carro. “Eles estão combinados entre eles e cada um tem a sua vez de pegar passageiros. Não existia nenhum outro carro à disposição no momento por isso tive que aceitar calada o abuso.” – Comentou a moradora.
Nossa equipe fez o teste e tentou ligar para um número de lotação e também recebeu a resposta de que a corrida até a balsa custava R$ 80,00 só a ida. Perguntado se o carro seria fretado para mais pessoas o mesmo chegou a dizer que poderia acontecer de pegar algum passageiro pelo caminho, mas que ele tinha que garantir o preço do custo do combustível.
Os ônibus estão paralisados em Belmonte desde o último dia 21/03 por força de um decreto estadual que restringe as linhas de ônibus intermunicipais em toda a Bahia por causa do novo Coronavírus. As empresas Brasileiro e Rota paralisaram os serviços e a única forma de chegar ou sair de Belmonte é através das lotações, onde quem não tem carro fica a mercê de alguns motoristas que aproveitam a situação para extorquir os passageiros.