data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 5 anos | Imprimir Imprimir
Secretaria de Saúde de Belmonte responde a denúncias feitas por servidora em um site de Porto Seguro.
isabel-souto

Foto: Arquivo Belmonte News

Uma denúncia feita por uma funcionária da Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte em um jornal de Porto Seguro gerou polêmica na manhã dessa quinta-feira (28/11) e está sendo muito comentada nas redes sociais. A funcionária, que o jornal não identificou, acusou irregularidades que, segundo ela, acontecem na Unidade Mista Isabel Souto em Barrolândia, onde funcionários trabalham em local insalubre com diversos problemas estruturais, que faltam Equipamentos de Proteção Individual e uniformes para os servidores da enfermagem e da limpeza. A funcionária ainda contou ao jornal que há irregularidades no armazenamento dos materiais perfuro-cortante e que os servidores estão confeccionando, de forma artesanal, caixas de papelão para guardar os materiais infectados.

157494868310733

Fotos apresentadas na denúncia feita pela servidora em um jornal de Porto Seguro.

A mesma ainda abordou que os servidores, principalmente os contratados, estão trabalhando em regime de escravidão com escalas exaustivas, onde os contratados são ameaçados com demissão. Os servidores, segundo a denúncia, ainda sofrem com assédio moral dos superiores e diversos constrangimentos. A funcionária ainda acusou a unidade de falta de remédios e problemas na manutenção de ambulâncias.

1574948156640732

Fotos disponibilizadas pela Secretaria de Saúde mostrando como a unidade estava na época em que a atual gestão assumiu o município.

Nossa equipe conversou com Secretário de Saúde, Tárcio Lapa, que negou algumas informações que constam na denúncia que, segundo ele, foram feitas por algum servidor insatisfeito com as mudanças implementadas em sua pasta para se adequar ao índice de pessoal exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O Secretário ainda informou que as fotos encontradas na matéria são de uma parte da unidade que foi interditada no início da gestão por não ter condições de funcionamento e que não houve nenhum caso de compra de materiais por conta de funcionários. *“Houve um pequeno atraso no fornecimento de alguns itens por problemas burocráticos no processo de pagamento dos fornecedores que foi resolvido em poucos dias. Mas não houve um desabastecimento grave da Unidade de Saúde em Barrolândia. Essa parte mostrada nas fotos foi eu mesmo que pedi a interdição no início do governo, quando recebemos essa unidade em pior estado do que se encontra hoje. Inclusive, senão fosse uma doação da Veracel, receberíamos o município sem nenhuma ambulância e com uma viatura do SAMU andando com litros de água por problemas de superaquecimento.”*  Comentou Tárcio.

secretariotarciolapa

“Assumo que estamos tendo problemas financeiros causados pela queda de arrecadação do município e nego a situação de que funcionários estão sendo expostos a escalas de serviço abusivas porque sou contra esse tipo de prática. Também dou total liberdade para que qualquer servidor que sofra assédio moral me procure pessoalmente para que todas medidas sejam tomadas para solucionar o caso e punir os responsáveis.” – Informou o Secretário.

O Secretário finalizou informando que não foi procurado por nenhum jornal para comentar as denúncias e que já tem uma verba federal prevista para efetuar a reforma total da unidade, bem como, várias unidades de saúde do município e que o problema de pagamento de servidores está sendo resolvido pela gestão municipal. *“Assumo que estamos tendo problemas financeiros causados pela queda de arrecadação do município e nego a situação de que funcionários estão sendo expostos a escalas de serviço abusivas porque sou contra esse tipo de prática. Também dou total liberdade para que qualquer servidor que sofra assédio moral me procure pessoalmente para que todas medidas sejam tomadas para solucionar o caso e punir os responsáveis.”* – Finalizou o titular da pasta da saúde em Belmonte.