data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 5 anos | Imprimir Imprimir
Cerca de 50 quilos de fragmentos de óleo são recolhidos da praia em Belmonte.

Associação das Marisqueiras, funcionários da Prefeitura Municipal de Belmonte, Marinha do Brasil, ICMBio, ONG Conservação Internacional e diversos voluntários iniciaram na manhã dessa quarta-feira (30/10) a limpeza da Praia do Norte que está sendo acometida pelas misteriosas manchas de petróleo que vem ameaçando as praias do nordeste. Coordenadas por especialistas, as equipes se dividiram por toda a areia para recolher as diversas manchas de óleo que se espalharam por toda a área. Cerca de 50 quilos de fragmentos foram coletados na operação.

1572467954142864

A ação contou também contou com apoio da Polícia Militar, que disponibilizou um quadriciclo para ajudar no monitoramento da orla belmontense. O Corpo de Bombeiros também participou da ação com o uso de um Jet Ski para monitorar possíveis manchas de óleo na água. Também foi feito um monitoramento na Orla Sul do município, passando pelo Terminal Marítimo da Veracel até o distrito de Mogiquiçaba, mas nenhum resquício foi encontrado nessa área.  O Prefeito Janival Borges agradeceu a todos os envolvidos na operação e informou que a Secretaria Municipal de Saúde está catalogando os voluntários e funcionários municipais para acompanhar o quadro de saúde dos mesmos. “Essa é uma recomendação do Governo do Estado e, com certeza, é nossa obrigação cuidar dessas pessoas que demonstraram um imenso amor por nossa Belmonte e se tornaram nossos heróis. Muito obrigado a todos e continuaremos nessa luta.” – Finalizou o gestor belmontense.

Apesar do pouco material encontrado em Belmonte, toda a área entre o município e Canavieiras permanece em estado de alerta e a preocupação é com os danos ambientais que as manchas podem causar. Nossa equipe recebeu informações de que no Rio do Peso foram encontradas grandes manchas de petróleo trazidas pela maré que podem afetar manguezais próximos e pôr em risco a biodiversidade do local. A orla de Canavieiras, muito afetada pelas manchas, também está sendo limpa por um mutirão de pessoas. Barraqueiros e empresários do município temem que o turismo da cidade seja prejudicado pela triste situação.