Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (25/10), na Câmara de Vereadores de Belmonte, a Primeira Reunião de Planejamento do Censo 2020. A reunião foi conduzida pelo representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sr. Leidson Moreau Cruz Júnior, e contou com a presença do comandante da Policia Militar em Belmonte, Capitão Neri, do Vereador Idinho e do Presidente da Câmara de Vereadores, Aelson Matos (Calango). Também estiveram presentes representantes da comunidade belmontense e da Prefeitura Municipal.
Durante a reunião foram demonstradas as fases de implantação das equipes de recenseadores e supervisores, como funcionarão os pontos de apoio e de como a Prefeitura e demais instituições poderão colaborar para a realização dos trabalhos. As principais formas de apoio que serão prestadas são: Cessão de espaço, acesso à internet banda larga, mobiliário e segurança para as equipes. “Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação muito complexa porque significa percorrer cerca de 8 milhões de Km², visita 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.” – Comentou o Sr. Leidson, representante do IBGE.
A Base Territorial de Belmonte contará com 20 recenseadores e 03 supervisores que serão escolhidos através de um Edital de seleção aberto ao público, que deverá ser publicado em fevereiro, com provas marcadas para março. Em Belmonte o Censo 2020 realizará a apreciação do mapa municipal estatístico, indicará omissões e inconsistências na lista de estruturas territoriais do município, avaliará limites distritais, grafias de nomes de distritos e demais localidades e identificará a presença de favelas, ocupações, assentamentos precários e cortiços. Os recenseadores ainda colherão informações sobre aldeias ou localidades indígenas, comunidades quilombolas e outras localidades relacionadas a povos e comunidades tradicionais que não estejam apontadas na lista atual de estruturas territoriais do município. Por fim, a pesquisa identificará novos loteamentos, bairros, conjuntos habitacionais e outros assentamentos necessários para a atualização da malha urbana, além do número total de pessoas que residem atualmente em Belmonte.
Depois das apresentações, o Presidente da Câmara de Vereadores, Aelson Matos (Calango), convidou os representantes do IBGE a comparecerem à Sessão da casa no próximo dia 04 de novembro. “As pessoas têm que saber a grande importância dessa pesquisa que fará um raio X da nossa comunidade e norteará as políticas públicas nos próximos anos. Eu sou um voluntário para ajudar em tudo que for preciso e tenho certeza que a participação do povo belmontense será essencial para o sucesso dessa grande empreitada.” – Informou o Presidente do Legislativo.