A folia começou à tarde no palco na praia do Mar Moreno onde a banda Pura Sedução mostrou seu repertório repleto de sucessos da música baiana, em seguida o grupo de dança Axé Bahia Brasil mostrou e ensinou inúmeras coreografias dos maiores sucessos do verão 2013. Porém, o público mínimo esperado não foi alcançado, pois não era comum nos últimos carnavais haver show na praia no sábado e com isso a grande concentração ficou nos bares do centro e casas onde carros de som, churrasco e cerveja embalaram a galera durante todo o dia.
No final da tarde o bloco infantil Criança Feliz, organizado pelo Instituto Viver Melhor tomou a avenida com muita animação e a criançada com seu charme diferenciado mostrou que também sabe curtir e aproveitar o carnaval.
A noite foi à vez do tradicional bloco Unidos do Pagode entrar no circuito do carnaval. O Unidos do Pagode que é considerado um dos mais badalados blocos de Belmonte, este ano contou com quase o dobro de membros em relação ao carnaval do ano passado. Porém, logo após sua saída da Praça São Francisco no bairro da Biela, um problema no gerador de energia do carro de som deixou o bloco somente com o som da percussão. O bloco seguiu assim até a esquina do Beijo Gelado onde havia mais iluminação para que pudessem tentar consertar o equipamento. Com a parada a galera esfriou e muitos se entediaram chegando a abandonar o bloco antes de chegar à praça. Após várias tentativas frustradas de reparar o gerador, os líderes do bloco resolveram seguir o percurso somente com o som da percussão, e a galera aprovou a ideia e literalmente levaram o bloco no gogó, formando um grande coro, o que deixou o Unidos do Pagode ainda mais gostoso.
A diretoria do bloco lamenta o ocorrido e ressalta que todos os testes nos equipamentos foram efetuados antecipadamente, porém não foi o suficiente para evitar esta situação e pede desculpas aos membros por todos os transtornos causados.
Para nós do Belmontenews que há anos acompanhamos o Unidos do Pagode, este fato indesejado embora tenha deixado muitos membros chateados, não tirou nem um pouco o brilho e a qualidade do Unidos do Pagode, qualidade esta conquistada ao longo de vários carnavais e com muito trabalho e dedicação.
Continuando a programação do carnaval, a primeira atração musical da noite foi a Banda Skankaraê de Belmonte que em sua primeira apresentação mostrou que tem qualidade e promete estourar na região.
Logo em seguida a Banda Nego Bom direto de Salvador subiu ao palco e soltou o melhor do pagodão com um swing inconfundível que só as bandas de Salvador têm. Além do repertório de pura quebradeira, a Banda Nego bom apresentou um trio de dançarinos que deram um show a parte, levando a mulherada ao delírio.
Colado com o show de Nego Bom, chegou à praça o trio elétrico trazendo a banda Anandauê com seu repertório estilo Chiclete com Banana que se encarregou de agitar a galera até o raiar do dia.
Às 5 da manhã a banda Anandauê finalizou seu show, porém a galera ainda queria mais e o point do amanhecer, “A oficina Open Bar” aumentou seu som e segurou a galera na praça até às 6 da manhã. Depois que a Oficina Open Bar encerrou seu expediente, os carros de som seguraram a galera um pouco mais estendendo a folia até às 7 horas da manhã.