Belmonte está atraindo a atenção do grande público que está visitando a 8ª edição do DW! 2019, considerado o maior festival urbano de designer da América Latina. O festival, que se iniciou no último dia 18 de agosto e se estenderá até o próximo dia 25/08, é composto de 300 eventos espalhados por diversos locais da cidade de São Paulo que acontecem simultaneamente agitando a maior metrópole brasileira.
Belmonte está sendo representada na exposição das peças do Museu das Cadeiras Brasileiras que está acontecendo na Casa Brasil Eliana através da mostra intitulada “Cadeiras Icônicas do Muca”. A principal atração está sendo a “cadeira-pote” fabricada pela artesã belmontense Dagmar Muniz, também presente no evento. Além de conversar com o público admirado pela obra, a artesã de 80 anos conta a sua trajetória e como conseguiu criar os filhos usando a argila das margens do Rio Jequitinhonha para fabricar as suas obras de cerâmica reconhecidas em todo o mundo. Outra grande atração belmontense do evento está sendo a palestra do historiador, poeta e escritor imortalizado pela Academia de Letras do Brasil, Herculano Assis. Na palestra, que já está com a lotação esgotada, Herculano, que também é Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Belmonte, conta os desafios de se criar um link histórico e implantar um polo de designer em uma cidade de porte pequeno como Belmonte.
À nossa equipe, Herculano informou que a missão de uma boa apresentação do município de Belmonte está sendo cumprida e que diversas pessoas já manifestaram a vontade de conhecer essa pequena cidade da Costa do Descobrimento que tem um tesouro histórico e cultural inigualável aliado às belezas naturais e uma riqueza culinária diferenciada.