O Secretário de Cultura e Turismo de Belmonte, Herculano Assis, divulgou nota na manhã dessa sexta-feira (09/08) rebatendo acusações da oposição de que livros da Biblioteca Sosígenes Costa estão indo para o lixo. O Secretário afirmou que a Biblioteca está em pleno funcionamento no antigo prédio da Secretaria de Saúde e que os livros que aparecem nas imagens estão ultrapassados, em desuso e não tem mais valor pedagógico. Os citados livros, serão guardados e reciclados em oficinas de papel marchê. O Secretário considerou as acusações como: Apelativas, distorcidas, inverídicas e superficiais. Confira a nota na íntegra:
A SECTURA – Secretaria de Cultura e Turismo de Belmonte informa, que a BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL SOSÍGENES COSTA está em pleno funcionamento na Av. Dom Pedro II, na antiga Secretaria de Saúde e inclusive sendo recuperada, sem que isso afete o andamento do seu trabalho, pois em breve, abrigará também, o acervo mobiliário e documental do Poeta belmontense Sosígenes Costa. No prédio do instituto de cacau, onde funcionava a biblioteca, que foi seriamente danificado por consequência da explosão no assalto da Caixa econômica, funcionará uma Escola de Teatro.
A reforma foi iniciada e qualquer exemplar de livro didático que esteja ultrapassado, em desuso, ou já impossibilitado de exercer a sua função pedagógica, por respeitar o valor material e imaterial que um livro exerce, ele é, por sua vez, guardado e reciclado em oficinas de “papel machê” retornando assim com outro valor artístico e simbólico, porém, jamais descartado. Descartado está o uso apelativo e distorcido de imagens da referida instituição, sob uma narrativa inverídica e superficial!
Convido a todos a visitarem a Biblioteca e degustarem grandes exemplares e quem sabe assim, o “ensaio sobre a cegueira” de José Saramago não faça uma vida de “cem anos de solidão” de Gabriel Garcia Marquez, dessa gente que vive “a leste do Éden” de John Steinbeck, tentando fazer uma “tocaia grande” de Jorge Amado com situações fraudulentas e devaneios de “devassos no paraíso” de João Silvério Trevisan! Portanto, cumprimentando a todos, com “amar se aprende amando” de Drummond e tenhamos o “triunfo do amarelo” de Sosigenes Costa em nossos dias!
Nota: Herculano Assis – Secretário de Cultura e Turismo de Belmonte