A forte chuva que castigou a cidade de Belmonte nessa terça-feira (23/07) não impediu o acontecimento dos eventos culturais do FESTIVALE 2019. As oficinas permaneceram lotadas de pessoas e diversas apresentações artísticas paralelas aconteceram normalmente em todos os cantos da cidade. Algumas apresentações tiveram que ser realocadas como foi o caso do espetáculo As Lavadeiras do Jequitinhonha e da Mostra de Teatro Romário Gualberto, da cidade de Belo Horizonte, protagonizando o espetáculo Coletivos Erês, que aconteceriam na Praça da Bandeira e foram mudados para o Esporte Clube América.
Outro evento grande que aconteceu durante o dia foi a abertura da Feira de Artesanato Loro do Couro, onde estiveram presentes toda a diretoria da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (FECAJE), o Prefeito Janival Borges e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Herculano Assis. O grande público ainda participou de uma roda de conversa onde foi discutida a Arte da Resistência nos movimentos sociais populares, também no Esporte Clube América.
O dia foi encerrado com a Mostra de Grupos de Cultura Popular “Boi de Janeiro Coquis de Rubin”, que saíram pelas ruas da cidade encenando o tradicional Boi Duro.