O vice-governador, no exercício do cargo de governador do Estado da Bahia, João Leão (PP), publicou no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (07/05), a promoção de 167 oficiais da Polícia Militar. Por critério de merecimento o atual comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro (8ºBPM), Anacleto França Silva foi promovido a patente de tenente-coronel. Também foi promovido pelo mesmo critério o sub-comandante da unidade citada, o agora Major Vagner Gonçalves Ribeiro.
Foi na gestão do agora Tenente-coronel Anacleto França que a região de Porto Seguro reduziu sensivelmente os números da criminalidade e o 8º BPM figurou como a unidade do extremo sul baiano que apreendeu mais armas e drogas. A última marca agora comemorada pelo comando do 8º Batalhão é alcançar 40 dias sem homicídios na cidade de Porto Seguro.
O Tenente-coronel Anacleto França agora aposta na redução do número de violência doméstica cometidos contra a mulher. Para isso, o oficial idealizou e lançou o projeto da Rede de Prevenção à Violência Contra a Mulher em Porto Seguro. A iniciativa, que tem apoio de várias autoridades, tem como objetivo tornar mais rápido o atendimentos de ocorrências dessa natureza e garantir a efetiva punição dos agressores. Policiais foram treinados especialmente para atender essas situações e uma central telefônica de número (73) 3162-7750 foi instalada com atendentes preparados para atender as vítimas, além do já conhecido 190.
Tenente-coronel França
O agora tenente-coronel Anacleto França é natural de Salvador e ingressou na PM aos 18 anos, em 1990. Deixou a Academia de Oficiais da Polícia Militar da Bahia em 1993, como aspirante a tenente. No dia 2 de julho de 1994, foi promovido ao posto de 2º tenente. Em 7 de agosto de 1997, foi elevado ao posto de 1º tenente. Em 6 de janeiro de 2006, foi promovido ao posto de capitão e em 6 de março de 2013, foi promovido a patente de major. O tenente-coronel França é bacharel em Direito pela FASB – Faculdade do Sul da Bahia, é pós-graduado em segurança pública pela UNEB – Universidade Estadual da Bahia, pós-graduado em gerenciamento de crises pela UFBA – Universidade Federal da Bahia e é pós-graduado em inteligência estratégica pelo POSEAD, além de vários cursos de aperfeiçoamentos concluídos em vários países do mundo, tanto que é considerado um dos oficiais mais bem preparados do Estado da Bahia.
França já foi comandante da Companhia de Emprego Tático e chefe do Núcleo de Inteligência do extinto 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas. Coordenador de Planejamento Operacional e chefe do Núcleo de Inteligência da CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica de Posto da Mata. Coordenador de Planejamento Operacional e subcomandante do 13º BPM de Teixeira de Freitas, onde foi outorgado pelo Poder Legislativo com o título de cidadão honorário. Já foi comandante da CAEMA, comandante da 7ª CIPM de Eunápolis e desde o dia 25 de novembro de 2015, é o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro.