Três marcenarias foram fechadas na Costa do Descobrimento foram fechadas durante uma operação da Companhia Independente de Policiamento Ambiental/Porto Seguro (CIPPA-PS) com o objetivo de fiscalizar a origem das madeiras usadas pelos estabelecimentos madeireiros da região.
Na cidade de Belmonte foram apreendidos mais de 50 pranchões de madeira, além de 07 máquinas, em dois estabelecimentos na última quinta-feira (25/04). No município de Porto Seguro a CIPPA-PS também embargou a atividade de uma marcenaria e vidraçaria que funcionava na estrada que dá acesso ao distrito de Trancoso, onde foram apreendidas 13 máquinas e aproximadamente meio metro cúbico de madeira nativa.
A CIPPA-PS informou que os estabelecimentos citados não apresentaram nenhuma documentação que comprovasse a regularidade e legalidade da atividade junto aos órgãos licenciadores e autorizadores e nem da origem da madeira nativa que se encontrava nos locais visitados. Diante dos fatos foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência em desfavor dos proprietários das marcenarias: Danilo Melo dos Santos Monteiro, Manoel Monteiro da Silva e Carlos Grobério, de idades não divulgadas. Também foram embargadas as atividades dos estabelecimentos até a situação dos mesmos serem regularizadas.