O Prefeito Janival Borges, juntamente com o Secretário de Turismo e Cultura Herculano Assis, estão cumprindo agenda em Salvador e participaram de uma reunião no 2º Distrito Naval com o Capitão de Fragata Frederico Medeiros. O tema da reunião foi a revitalização do Farol de Belmonte e a transformação do mesmo em instrumento turístico de visitação e museu. O Prefeito também apresentou durante a reunião a proposta de utilização do entorno do farol para a construção de uma praça.
Em conversa com nossa equipe, o Secretário Herculano Assis explicou que os turistas tem curiosidade de conhecer a História do Farol de Belmonte, que foi encomendado na França em 1892 à mesma empresa que construiu a Torre Eiffel e veio de navio para a cidade. O mesmo revelou que a torre construída em ferro de 35 metros fixada por 08 parafusos chumbados ao solo e com alcance náutico de 18 milhas exerce uma verdadeira fascinação em todas as pessoas que visitam a nossa cidade. “O povo quer saber das lendas e histórias que cercam o nosso farol, quer conferir de perto a sua estrutura metálica e curtir a vista panorâmica privilegiada da sua torre. Com certeza teremos mais um ponto de visitas que fortalecerá ainda mais o leque de opções turísticas de nossa cidade.” – Finalizou Herculano.
O Prefeito Janival Borges, em conversa com nossa reportagem, colocou que o comando da Marinha ficou surpreso com o valor histórico, cultural e turístico do Farol de Belmonte apresentado pelo Secretário Herculano Assis e que será enviada à cidade uma comissão de militares para fazer estudos de viabilidade da proposta apresentada.”Nós ainda ganhamos um mapeamento da nossa Costa Litorânea com o objetivo de instituir um emplacamento educativo para indicar aos visitantes as áreas seguras para banho, desovas de tartarugas e de proteção ambiental.” – Finalizou o gestor belmontense.