A Prefeitura Municipal de Belmonte, através da sua Secretaria de Cultura e Turismo, firmou um convênio com a Universidade do Estado da Bahia para a criação de um núcleo de pesquisa e extensão em Belmonte nas áreas de Turismo, Letras e História.
Em conversa com a Professora de história Maria Sandra da Gama e a Professora de História da África Joceneide Cunha dos Santos, o Secretário de Cultura e Turismo Herculano Assis firmou como ação inaugural a revitalização do acervo histórico do Diário Oficial de Belmonte, que contém um material precioso e centenário que precisa ser recuperado e catalogado.
Os trabalhos iniciais consistem na triagem, manutenção, limpeza, catalogação e digitalização de todo o acervo para colocar à disposição de estudantes, pesquisadores e turistas a riqueza de todo o conteúdo histórico, econômico, social e cultural de importância para toda a região. O Segundo passo será a restauração do maquinário tipográfico, único ainda em funcionamento no estado da Bahia. “Estou muito feliz porque essa ação resultará em mais um aparelho museológico que atrairá turistas e estudantes interessados na cultura e na história da nossa região contidas nesses documentos antigos.” – Finalizou Herculano Assis.