O Secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, esteve nessa terça-feira (23/04) reunido com representantes municipais da Costa do Descobrimento em um encontro com o Trade Turístico de Porto Seguro realizado na Arraial D’Ajuda Eco Resort. Compuseram a mesa junto a Fausto, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o prefeito de Belmonte, Janival Borges, o vice-prefeito de Santa Cruz Cabrália, Carlos Lero e, representando Guaratinga, o secretário de Meio Ambiente, Adalberto Oliveira. A mediação da conversa ficou por conta do Secretário Municipal de Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Magalhães.
O objetivo do evento foi apresentar o planejamento da Secretaria Estadual de Turismo e o novo vídeo institucional da Bahia. O encontro também possibilitou que representantes dos municípios da Costa do Descobrimento explicitassem suas necessidades e anseios perante o Secretário Estadual. A abertura da conversa foi feita pelo Prefeito de Belmonte, Janival Borges, onde o mesmo saudou a todos e deu boas vindas ao Secretário Fausto Franco. O gestor belmontense aproveitou para cobrar ações governamentais para todos os municípios que forma a Costa do Descobrimento e pediu ao Secretário a reforma do Cine Teatro de Belmonte. *“Eu estou cobrando é a descentralização dos investimentos em turismo que hoje, em sua maioria, estão voltados apenas para uma cidade da Costa do Descobrimento. Belmonte tem um grande potencial e é porta para a ligação da Costa do Cacau com a Costa do Descobrimento, através da estrada Belmonte/Canavieiras que ainda não saiu do papel. Com essa ligação consolidaremos um maior fluxo de turistas para a nossa região e todos irão ganhar com essa grande conquista que proporcionará o crescimento sustentável de todos os municípios.”*– Colocou o Prefeito belmontense, em conversa com nossa reportagem.
Logo após, quem tomou a palavra foi o Secretário Municipal de Turismo de Belmonte, Herculano Assis, onde o mesmo traçou um panorama das ações da gestão belmontense, ressaltou a importância do papel do estado nos destinos emergentes e abordou a necessidade da Costa do Descobrimento de atuar como destino único com roteiros complementares unidos e solidificados pela união turístico-cultural das suas cidades. *”Belmonte já está fazendo o seu dever de casa. Já temos o Museu das Cadeiras Brasileiras, estamos revitalizando o nosso Centro Histórico e agora seremos sede do FESTIVALE que, pela primeira vez, será realizado na Bahia e figura como o maior evento da Cultura Popular Brasileira, com 35 oficinas de arte e que tem potencial para atrair 35 mil pessoas de forma indireta e 15 Mil pessoas de forma direta. É uma cidade dentro de outra cidade chamada Belmonte e o legado desse evento é muito importante para toda a Costa do Descobrimento.” – Finalizou o Secretário.