Belmonte está entre as 271 cidades da Bahia que estão consumindo água poluída por agrotóxicos. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no Brasil um perigoso coquetel contendo 27 pesticidas usados em plantações.
Na Bahia, dos municípios em que foram detectados os 27 agrotóxicos, Camaçari é o único em que se detectou agrotóxicos com concentrações acima do nível permitido no Brasil. Também em Camaçari a Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) trata a água. Dentre as 271 cidades com pesticidas a Embasa gerencia a maior parte do fornecimento de água como por exemplo em Salvador.
Em nota, a Embasa informou que as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2018 apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos. “Isso significa que os parâmetros de potabilidade da água distribuída pela empresa estão de acordo com as determinações da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde”, diz a nota.
Veja a lista das cidades da Bahia que estão com a água contaminada, segundo o estudo: