Mais a vez, nesse domingo (17/03), os moradores da cidade de Belmonte amanheceram com as ruas repletas de fumaça e com dificuldades para respirar. A poluição está sendo causada por incêndios frequentes nas vegetacoes localizadas ao redor da cidade e, segundo informações da Prefeitura de Belmonte, nas margens do Rio Jequitinhonha, já no município de Canavieiras.
No início da noite desse sábado (16/03), um internauta flagrou um incêndio acontecendo na vegetação da localidade conhecida como primeira CETEL, próximo à BA-001, onde as labaredas consumiam com extrema violência a vegetação ressecada pelo sol forte. A imagem foi repassada por nossa equipe para a Secretaria do Meio Ambiente que revelou já ter conhecimento da situação. “Moradores já entraram em contato e vamos iniciar as investigações para saber se a natureza do ato é criminoso. Também estamos vendo com o prefeito Janival Borges as medidas a serem tomadas para controlar os incêndios no nosso território.” – Comentou Raimundo Abelha, Secretário Municipal do Meio Ambiente.
A Secretaria ainda aproveitou para fazer um apelo aos moradores para que evitem deixar bitucas de cigarro acesas e façam fogueiras ou queimadas nas propriedades rurais. “Com esse tempo seco deve-se evitar ao máximo atividades com fogo próximas à vegetação para se evitar o risco de produzir um incêndio fora de controle que pode prejudicar de forma permanente a fauna e a flora e causar grandes prejuízos, tanto de saúde como materiais, à comunidade belmontense.” – Finalizou Raimundo Abelha.