Nessa quarta-feira (13/02) aconteceu uma reunião entre o vereador Rogério Bahia, o Secretário Municipal de Educação Paulo Carvalho e o Prefeito Janival Borges com o objetivo de discutir a atualização do Piso Salarial do Magistério de Belmonte. A reunião ocorreu de forma muito produtiva onde todas as partes apresentaram idéias e posições sobre o tema debatido. Durante o diálogo, o Vereador Rogério Bahia, que também é vice-coordenador da APLB-Sindicato, reconheceu que a data-base da categoria é em maio, mas que, a antecipação do reajuste reduzirá o trauma financeiro causado pelos retroativos e os possíveis conflitos com a categoria. “O objetivo aqui não é pressionar a gestão, e sim, negociar de forma produtiva, entendendo as limitações e alcançando uma alternativa melhor para todos os lados envolvidos.” – Comentou Rogério.
Por sua vez, o Prefeito Janival Borges ressaltou que o seu principal objetivo é a saúde financeira do município com o pagamento dos servidores, fornecedores e prestadores de serviço dentro dos devidos prazos. Janival ainda defendeu o investimento em melhorias para a população e que o maior desafio é resolver essa equação e garantir recursos para esses objetivos. “É por esse motivo que estamos buscando ajuda para realizar o Carnaval. Não tem como o município continuar sofrendo e sendo refém das quedas de arrecadação. Os tempos agora são outros, não temos mais a antiga fartura de recursos e precisamos nos adaptar para essa nova realidade.” – Comentou o gestor.
A reunião foi concluída com o entendimento entre as partes de que a antecipação imediata do reajuste é a melhor decisão para a saúde financeira do município. O Prefeito Janival Borges, juntamente com o Secretário Paulo Carvalho, finalizou as negociações informando que estará enviando o mais rápido possível para ser votado na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que trata do reajuste do Piso Salarial e do retroativo referente ao mês de Janeiro. “Eu agradeço ao Prefeito Janival Borges e ao Secretário Paulo Carvalho pelo entendimento e o diálogo produtivo com a categoria. Agora trabalharei na Comissão de Educação da Câmara para agilizar as discussões e colocar o Projeto para a votação no plenário o mais rápido possível.” – Finalizou Rogério Bahia.